JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 137

PROGRAMA “VIOLÊNCIA? NÃO OBRIGADO!” | EDUCAR PARA A CIDADANIA

20 janeiro 2015, 12:00 am
Ler 2178 vezes

violencia nao1 Recorrendo ao Teatro e à participação de alunos (150 de forma direta), professores, profissionais de teatro, entre outros intervenientes estratégicos, a Câmara Municipal de Vila Real pretende lançar um alerta para a problemática da violência em todas as suas formas. O Programa "Violência? Não Obrigado!", apresentado no dia 5 de dezembro, vai decorrer durante os próximos 5 meses e envolve o Município, a companhia Urze Teatro, a Fundação Rotária Portuguesa - Rotary Club de Vila Real e as escolas do Concelho de Vila Real.
A violência é uma realidade transversal a todas as culturas, extratos sociais e faixas etárias. A prevenção é a melhor forma de evitar que a violência se alastre pelas gerações seguintes. É neste sentido que a Escola é a área de intervenção central neste projeto.
A ideia de EDUCAR PARA A CIDADANIA, assente na estratégia promovida pela Câmara Municipal de Vila Real, requer e desafia um envolvimento alargado de toda a comunidade, para uma problemática que a todos diz respeito.

Todo o Programa será orientado com recurso ao método do Teatro do Oprimido, oferecendo aos jovens diversas experiências de criação artística, como o teatro, o cinema, as artes plásticas e visuais, a literatura e a investigação. O teatro será a ferramenta de trabalho.
Durante o mês de Dezembro de 2014 deu-se início à fase de sensibilização e divulgação junto da comunidade escolar, com a apresentação de peças teatrais de curta-duração, a que se seguirão as ações de formação teatral e trabalho de campo até ao próximo mês de Abril de 2015.
Durante esta fase, estão programadas diversas ações que contarão com a intervenção e participação de alunos, professores, criadores artísticos e outros profissionais ligados à prevenção da Violência.
Entre as ações programadas a serem desenvolvidas pelos alunos, assentes na ideia do Teatro do Oprimido onde se destaca o Teatro-Fórum, o Programa será concluído, numa quarta fase, com uma programação alargada aos diversos espaços da cidade de Vila Real em época de Primavera.

Classifique este item
(0 votos)