Encerramento do Projeto Piloto de Incentivo financeiro ao Retorno de embalagens com um resultado extraordinário superior 616.000 embalagens em 6 meses!
O Projeto Piloto de Incentivo ao Retorno de embalagens, através de máquinas de Reverse Vending, terminará a 31 de dezembro.
O Município de Vila Real pela importância que atribui à temática da qualidade ambiental e à relevância dos mecanismos de gestão de resíduos, abraçou em 2020 o projeto “Para cá do Marão, embalagens não!”, financiando pelos EEAGrants, cuja ação “Reciclar”, através do mecanismo de incentivo ao retorno de embalagens, é a que se reveste de maior importância por estar integrada num sistema piloto apadrinhado pela Secretária-geral do Ambiente. Através da adesão a este projeto, os Vila-realenses contribuíram com dados que permitirão a regulamentação desta forma de promoção da reciclagem e da sustentabilidade.
A poucos dias de encerrar esta fase do projeto, é com enorme satisfação que felicitamos os Vila-realenses pelos resultados alcançados em apenas seis meses de funcionamento das máquinas de depósito de embalagens, onde até ao dia de hoje foram recolhidas mais de 616.000 embalagens!
A recolha de embalagens será agora suspensa temporariamente, até à publicação da legislação que regulamentará deste tipo de incentivos a nível nacional, o que deverá acontecer brevemente.
Porque acreditamos na importância deste tipo de mecanismos para a promoção das boas práticas ambientais e de sustentabilidade do nosso planeta, iremos retomar o funcionamento das máquinas após a publicação da nova legislação.
Assim, com o compromisso de voltarmos brevemente, agradecemos penhoradamente a todas as pessoas que connosco assumiram o lema “PARA CÁ DO MARÃO, EMBALAGENS NÃO!”
O projeto “Para cá do Marão embalagens não!” é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Secretaria-Geral do Ambiente. "