O Município de Vila Real assinalou o Dia Internacional da Mulher com uma sessão comemorativa que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, e da Vereadora do Pelouro da Coesão Social e Igualdade, Eugénia Almeida. Esta sessão teve como ponto central a homenagem a Maria de Lourdes dos Santos Carvalho Amaral, Presidente da Associação Laços e Sonhos P’ra Vida.
A comemoração do Dia Internacional da Mulher em Vila Real tem procurado realçar e homenagear algumas mulheres que pelas mais diversas razões se têm destacado no exercício de uma cidadania proactiva dando o seu contributo para uma sociedade mais solidária, mais justa e melhor.
Neste âmbito, em 2017 a autarquia decidiu homenageou uma mulher que tem dedicado uma parte significativa da sua vida ao próximo. Maria de Lourdes dos Santos Carvalho Amaral dedica grande parte do seu tempo ao apoio e acompanhamento de doentes oncológicos, através da Associação Laços e Sonhos P’rá Vida - Instituição Particular de Solidariedade Social que auxilia doentes oncológicos oriundos de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, prestando apoio em termos psicológicos, sociais, ocupacionais e profissionais.
Fundada em 2005 a “Laços e Sonhos P´ra Vida” contou desde sempre com a participação de Maria de Lourdes dos Santos Carvalho Amaral que, até ao ano 2007, ocupou o cargo de Vice-Presidente daquela IPSS. A partir do início de 2008 Maria de Lourdes Amaral passou a ocupar o cargo máximo da associação ao assumir a presidência, que ocupa até ao presente. A longevidade na liderança desta associação em muito se deve à forma altruísta como se tem dedicado a esta causa tão nobre e que acarreta tanto sofrimento nos doentes e nas suas famílias, levando-lhes uma mensagem de esperança e de conforto.
A encerrar a sessão houve um momento musical pela Solista de Violino Lia Melo, aluna do Conservatório Regional de Música de Vila Real sendo, ela própria, um bom exemplo de talento, profissionalismo e sucesso no feminino.
Recorde-se que, no âmbito das políticas municipais de promoção da igualdade, o Município de Vila Real tem procurado desenvolver um conjunto de atividades com vista a colocar esta temática na ordem do dia, nomeadamente através da evocação de datas que se revestem de particular simbolismo como foi o caso desta sessão que contou com momentos de muita emoção e grande significado para todos e todas que tiveram oportunidade de a testemunhar.
DIA DA MULHER
Notícias
Acessos: 6307