No âmbito da comemoração dos dois anos do PONTO TÊXTIL DE VILA REAL, a Divisão do Ambiente organizou várias sessões de sensibilização nas escolas, com foco na circularidade dos têxteis, com o objetivo principal de dar a conhecer o Ponto Têxtil, um espaço destinado à recolha e partilha de materiais têxteis, promovendo a conscientização sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de roupas e tecidos.
Estas sessões ocorreram em plena Semana Europeia para a Prevenção dos Resíduos (EWWR 24) e as comunidades escolares da Escola Profissional do NERVIR, das Secundárias de São Pedro e Camilo Castelo Branco e a Escola EB 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral, tiveram a oportunidade de conhecer o ciclo dos têxteis, da produção até ao descarte, e como a indústria têxtil pode ser mais sustentável por meio da economia circular. As palestras abordaram os desafios ambientais associados ao consumo excessivo de produtos têxteis, como o desperdício de recursos naturais e a poluição causada pelo descarte inadequado de roupas, além de destacar a importância da reutilização e reciclagem dos materiais. As sessões foram conduzidas de forma interativa, com a utilização de exemplos práticos e desafios que estimularam os jovens a refletir sobre os seus hábitos de consumo. Além disso, foram apresentados exemplos de como os têxteis podem ser transformados, seja para a criação de novos produtos ou por meio de técnicas de reutilização, incentivando a criatividade e a inovação.
Através do Ponto Têxtil de Vila Real, projeto em parceria com a To Be Green, foi possível ilustrar como as pessoas podem contribuir ativamente para a redução do impacto ambiental, com os têxteis usados para reaproveitamento. O espaço promove ainda a partilha de roupas, oferecendo uma alternativa à compra de novos itens, incentivando práticas mais sustentáveis.
O Município de Vila Real reforçou assim o seu compromisso com a educação ambiental como veículo primordial para atingir as metas que nos são impostas pela União Europeia, mostrando às gerações mais novas que a sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade coletiva, mas uma ação diária que pode começar no próprio espaço escolar e espalhar-se pela comunidade. A implementação do Ponto Têxtil é uma das muitas iniciativas que têm demonstrado o potencial do município em criar soluções práticas para um futuro mais verde e consciente, envolvendo tod@s na construção de um Vila Real ainda mais sustentável.
Recorde-se que, na sequência das intervenções de melhoramento ao edifício da antiga Fábrica dos Diamantes, onde está instalado o Ponto Têxtil de Vila Real, este serviço foi transferido, de forma temporária, para o Edifício do Centro de Ciência, com um horário entre as 9:00h e as 17:30h.