Integrada na programação da Semana Santa, a terceira edição da Via dolorosa acontecerá no dia 17 de abril, quarta-feira, pelas 21h30, uma iniciativa promovida pelo Município, com o apoio da Filandorra, dos Coros Marco Aurélio e do Grupo de Bombos Os Águias da Lage, assim como com a preciosa colaboração das entidades religiosas das paróquias afetas ao percurso por onde passarão os Passos de Cristo. Este projeto, que envolve cerca de 100 pessoas entre atores profissionais, elementos dos Coros Marco Aurélio e figurantes populares, tem conseguido atrair para as ruas do centro histórico centenas de pessoas, entre residentes e visitantes, que fazem questão de acompanharem, de bem perto, os vários episódios dos últimos dias da vida de Cristo.
Os vários quadros que integram a dramatização têm início na Sé de Vila Real com a Encenação da Última Ceia e Lava-pés de Jesus, deslocando-se até à Vila Velha onde se encenará Jesus a Orar no Monte das Oliveiras. Depois, a 1ª Estação e subsequentes estarão igualmente marcadas por Cruzes expostas em cada lugar, desde a Escadaria da Câmara Municipal; Praça do Município; Igreja da Misericórdia; Capela Nova, Rua Direita; Igreja de S. Pedro; culminando na Igreja do Calvário com a dramatização das últimas estações.
Com esta iniciativa o Município de Vila Real pretende tirar partido de uma época do ano que não é particularmente forte em termos turísticos mas que, a cada ano que passa, tem vindo a ganhar vitalidade com a atração de visitantes, particularmente oriundos da vizinha Espanha, que procuram eventos que se afirmem pela diferença.
DRAMATIZAÇÃO DA VIA DOLOROSA
Notícias
Acessos: 3203