O Município de Vila Real concretizou a candidatura da aldeia de Lamas de Ôlo às 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, iniciativa que pretende eleger as 7 mais maravilhosas aldeias do País. As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias distribuem-se em 7 categorias, sendo as 7 vencedoras apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região. Lamas de Ôlo concorre na categoria Aldeias em Área Protegida.
O concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias pretende demonstrar que o país tem nesta rúbrica um património valioso e diferenciador. Assim, num momento em que do ponto de vista turístico existe uma necessidade emergente de redescobrir novos produtos que cativem um universo de procura cada vez mais singular, esta candidatura surge como uma oportunidade única para dar a conhecer a aldeia de Lamas de Ôlo.
Como o Presidente do Município de Vila Real, Rui Santos, teve oportunidade de referir “o concelho de Vila Real dispõe de um património natural e turístico encantador, como nas sublimes palavras de Miguel Torga “Um Reino Maravilhoso”. “Deste modo, a aldeia que apresentamos a concurso é um exemplar perfeito de uma natureza rica, que convida à promoção da saúde na sua essência mais pura, capaz de transportar o cidadão citadino para um sossego precioso de um tempo que é o nosso! Por tal, acreditamos vivamente, que o presente concurso das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias possa ser fator de uma visibilidade prometedora e tão merecida para os que desconhecem o poder daquele, que é também o seu Interior.”
Através desta iniciativa pretende-se demonstrar que o território fora dos centros urbanos é uma fonte de oportunidades. Dois terços do território português são interior e espaços não urbanos e é sobre o papel que esse território tem na afirmação do país que as 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias se vai debruçar.
Explorar o património histórico, natural, gastronómico e olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto são alguns dos objetivos que estão por detrás desta iniciativa.
Um painel de especialistas terá a missão de efetuar a primeira seleção de aldeias, entre uma longa lista de candidatas, escolhendo as 49 aldeias pré-finalistas do concurso, que serão reveladas a 7 de abril. A votação pública para eleição das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, irá decorrer a partir de 9 de julho de 2017.
LAMAS DE ÔLO É CANDIDATA ÀS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL – ALDEIAS
Notícias
Acessos: 12437