Uma delegação vila-realense composta por 5 professores, 2 técnicos do município e 19 alunos (10 da Escola Secundária São Pedro, 3 da Escola Camilo Castelo Branco, 3 da Escola Morgado Mateus e 3 do Agrupamento de Escolas Diogo Cão) iniciaram hoje, dia 18 de março, a primeira de quatro mobilidades desta feita a Avignon, em França, no âmbito do Consórcio de Mobilidade Erasmus+ - Ensino Escolar.
Esta atividade de mobilidade internacional tem a Educação como área de intervenção e terá uma duração de seis dias, com data de regresso agendada para 23 de março. Nos próximos meses estão ainda previstas mais três atividades de mobilidade tendo como destino Itália, Alemanha e Espanha, tendo como parceiros organizadores de consórcio envolvendo o Agrupamento de Escolas Diogo Cão (área de intervenção, desporto), Agrupamento de Escolas Morgado Mateus (área de intervenção cultura) e Escola Secundária Camilo Castelo Branco (área de intervenção biodiversidade), respetivamente.
Entretanto estão também já definidas as datas da vinda a Vila Real das delegações das escolas parceiras neste intercâmbio internacional, que resultou do plano estratégico elaborado pelas escolas vila-realenses que integram o Consórcio.
“É com enorme satisfação que damos início às atividades de mobilidade que são o resultado do trabalho colaborativo e em articulação com as nossas escolas” disse o vice-presidente e vereador da Juventude e Educação e Ensino, Alexandre Favaios, acrescentando “os nossos alunos e os professores que os acompanham nesta jornada vão ter a oportunidade de perceber e experienciar aquilo que é este projeto educativo do programa Erasmus+”.
Recorde-se que este Consórcio é constituído pelo Município de Vila Real, enquanto Entidade Coordenadora, pelo Agrupamento de Escolas Diogo Cão e Agrupamento de Escolas Morgado Mateus e pela Escola Secundária Camilo Castelo Branco e Escola Secundária São Pedro.