No âmbito das Comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala a 24 de outubro, o Município de Vila real promoveu um conjunto de iniciativas dirigidas a crianças e jovens, sob o tema “Profissões sem Género”.
As atividades, que decorreram em vários estabelecimento de educação e ensino, procuraram desconstruir a ideia de que há profissões para cada género. Assim, a Vice-Presidente da Câmara Municipal e Conselheira Municipal para a Igualdade, Eugénia Almeida, acompanhada por homens e mulheres que desempenham funções que socialmente são atribuídas ao género oposto, visitou escolas de diferentes níveis de ensino com o intuito não só de sensibilizar crianças e jovens para as questões da igualdade de género, mas sobretudo para incentivar à reflexão e ao debate.
A primeira atividade, que decorreu no dia 24 de outubro, foi dirigida aos meninos e meninas dos terceiros e quartos anos do Centro Escolar das Árvores e do Centro Escolar da Araucária, que ouviram atentamente a mensagem que lhes foi transmitida pela Vice-Presidente do Município, bem como pelos convidados que a acompanharam nesta missão. A estas crianças foi dado o exemplo de uma mulher que ocupa um lugar de poder e de um homem educador de infância, procurando quebrar a ideia pré-concebida de que há profissões para homens e profissões para mulheres. No final as crianças foram convidadas a responder à questão “o que é para ti a igualdade”, cujas respostas estão afixadas na biblioteca das respetivas escolas.
A segunda atividade, desenvolvida no âmbito do Dia Municipal da Igualdade, decorreu no dia 25 de outubro, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco e na Escola Secundária São Pedro. Nestas escolas o tema “Profissões sem Género” foi debatido com a ajuda de um painel de convidados composto por uma Chefe da PSP, uma Engenheira/Oficial dos Bombeiros, uma Oficial da GNR, um Enfermeiro e um Bailarino. Estes convidados apresentaram testemunhos da sua vida e experiência profissional, das dificuldades sentidas no dia-a-dia, bem como das conquistas alcançadas no exercício de profissões não tradicionais do ponto de vista do género.
Recorde-se que o Dia Municipal para a Igualdade é assinalado anualmente a 24 de outubro, com o objetivo de sensibilizar para as questões de igualdade de género e para a necessidade de ultrapassar estereótipos e preconceitos.
DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE “PROFISSÕES SEM GÉNERO”
Notícias
Acessos: 3999