O Parque Infantil da Estação reabriu hoje, dia 19 de outubro, totalmente renovado e modernizado. A intervenção agora terminada enquadra-se num programa mais amplo de beneficiação e requalificação dos parques infantis existentes no concelho de Vila Real.
Depois de investir na criação de melhores condições no setor da educação, nomeadamente com a requalificação de muitos estabelecimentos de educação e ensino, e na beneficiação da generalidade dos espaços desportivos municipais, chegou a vez de o Município dar especial atenção aos espaços onde as crianças são apenas…crianças.
A par da educação e do desporto, brincar é uma componente fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças. Assim, a autarquia, após um levantamento exaustivo das necessidades, aprovou um pacote intervenções com vista à requalificação dos parques infantis da Alameda de Grasse, da Cruz das Almas, da Estação, das Flores, da Fonte Nova, da Habirreal, do Jardim da Carreira, de Minas de Parada de Cunhos, do Parque Corgo, do Parque de Merendas, da Quinta das Hortas, das Regadas, e da Torreslar III Fase, cujo investimento global totaliza cerca de 230 mil euros.
No Parque Infantil da Estação, que agora reabriu, para além da beneficiação geral com a instalação de novos equipamentos, foi colocada nova relva sintética, num investimento que rondou os 28 mil euros.
Entretanto já tiveram inicio os trabalhos de requalificação dos parques infantis da Alameda de Grasse, Habirreal, Parque Corgo e Torreslar III fase. Prevê-se que antes do final do ano estejam finalizadas as intervenções nos 13 parques infantis que englobam esta empreitada.
Refira-se ainda que em três destes parques infantis serão instalados equipamentos adaptados às crianças com necessidades especiais, no âmbito do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem “Brincar é para Todos”, da autoria da Associação Lua de Alecrim, com uma dotação orçamental de 10 mil euros. Esta adaptação passará, nomeadamente pela instalação de equipamentos multifuncionais, sensoriais e de fácil acessibilidade para bebés, crianças com necessidades especiais e de mobilidade.