No próximo mês de maio, o Município de Vila Real volta a promover “O Mês da Juventude”, uma iniciativa que pretende ser um momento de partilha de experiências e confraternização entre os jovens Vila-realenses.
A exemplo dos anos transatos foram preparadas diversas atividades de índole literária, artística, desportiva, musical, solidária, entre outras. O público-alvo são os alunos dos ensinos básico e secundário, que frequentem estabelecimentos de ensino da rede pública, privada e cooperativa, incluindo do ensino profissional.
A “Gala Miss e Mister Escola”, regressa com a eleição da Miss e do Mister Escola de Vila Real, um dos pontos altos do programa que é sempre muito aguardado pelos jovens e um momento de convívio e animação entre os participantes e o público geral. Neste dia terá também lugar o concurso “Juventude &Eco”, que promove a criatividade dos alunos, através da realização de vestidos recicláveis.
“Vila Real Verde” é outra das atividades preparadas pelo Município com o objetivo de promover a cidadania ambiental, através da limpeza e recolha de lixo nas margens do Rio Corgo, no Parque do Corgo.
Ainda durante o mês de maio, dois escultores e pintores percorrerão as escolas, a convite do Município, para partilhar e apelar à criatividade dos alunos, incentivando-os a que se expressem no quotidiano, e em todos os trabalhos artísticos que desenvolvam.
No mês da Juventude o desporto terá também um lugar de destaque com a realização do “Peddy Papper City”, que levará ao centro histórico da cidade alguma animação, através de atividades de orientação, jogos lúdicos e atividades saudáveis. Ainda neste âmbito, as escolas irão receber dois jovens promissores na área do desporto, que partilharão a sua experiência enquanto desportistas, nomeadamente como conciliar os estudos com os treinos, incentivando os seus pares a praticarem alguma modalidade desportiva.
A literatura vai estar também em evidência com a participação de uma jovem escritora Vila-realense, que encantará os mais novos com excelentes histórias dando a conhecer as suas obras, através da leitura de alguns textos.
Do programa fazem ainda parte outras atividades como “Aconchego ao lar”, através da qual os jovens darão o seu contributo solidário, pintando um compartimento de uma família carenciada, e “Escola Solidária”, com a qual se pretende dinamizar, nas IPSS e Lares de Vila Real, momentos de leitura de poesia, música e magia.
A atividade Arte na Rua encerra a programação do Mês da Juventude 2016 com a exposição, em diversos espaços públicos da cidade de Vila Real, como o centro histórico, montras de lojas comerciais, de trabalhos realizados nas escolas. O 46º Circuito Internacional de Vila Real foi lançado, em jeito de desafio, como área temática para a execução dos trabalhos.
MÊS DA JUVENTUDE 2016
Notícias
Acessos: 5355