Os vencedores foram revelados no final da gala Finalíssima que se realizou-se no dia 7 de setembro, a partir de Montemor-o-Velho, transmitida em direto pela RTP1 e RTP Internacional.
Para além da Crista de Galo foram eleitos a Amêndoa Coberta de Moncorvo IGP, o Bolinhol de Vizela, os Charutos dos Arcos, o Folar de Olhão, o Mel Biológico do Parque Natural de Montesinho e as Roscas de Monção, ficando, assim completa a lista das 7 maravilhas Doces de Portugal®.
A comitiva que se deslocou até Montemor-o-Velho, assim como todos os Vila-realenses que apoiaram e acompanharam este percurso da Crista de Galo, rumo à eleição final, reagiram a este desfecho com um sentimento de orgulho e satisfação por verem reconhecida a qualidade desta iguaria doce.
Este foi o culminar de uma maratona que decorreu ao longo do ano, organizada pela 7 Maravilhas de Portugal, e que iniciou com mais de 900 candidaturas, entre as quais foram selecionados 140 doces candidatos. Destes, passou-se a 28 pré-finalistas e, depois, aos 14 finalistas que competiram no dia 7 de setembro.
Vila Real continua assim a ver as suas maravilhas reconhecidas e a afirmar-se como destino turístico de excelência, aliando a riqueza do seu património cultural, natural e humano à diversidade e qualidade da sua gastronomia e doçaria.
Recorde-se que em setembro de 2018 a Mesa de Vila Real foi também eleita como uma das “Sete Maravilhas à Mesa” de Portugal, pelo que o Município de Vila Real agradece, mais uma vez, a todos os que contribuíram para esta grande vitória.
CRISTA DE GALO FOI O DOCE MAIS VOTADO NA GALA FINALÍSSIMA QUE REVELOU AS 7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL®
Notícias
Acessos: 3814