143 mil pontas de cigarro recolhidas da via pública em apenas duas horas. Foi este o resultado da iniciativa do Movimento de Sensibilização Ambiental “Apanha Beatas”, que contou com o apoio do Município. A vereadora do pelouro do ambiente, Mafalda Vaz de Carvalho, juntou-se aos cerca de 500 voluntários, maioritariamente estudantes universitários, que decidiram arregaçar as mangas para recolherem beatas da via pública em vários pontos da cidade.
Sendo Vila Real o berço de milhares de estudantes, bem como de outros cidadãos com igual responsabilidade cívica, este evento pretendeu chamar a atenção para este tema e para a necessidade da tomada de consciência sobre a necessidade da alteração de comportamentos como o de deitar as pontas dos cigarros na via pública, um ato que, apesar de parecer insignificante, tem efeitos nefastos no ambiente.
A beata de cigarro é um resíduo pequeno, o objeto mais descartado do mundo e todos os dias milhões vão parar ao chão. Além do mais, muitas beatas acabam nos oceanos, contaminando quer a água quer os solos, podendo ainda ser confundidas com alimento por alguns animais marinhos e terrestres. A problemática resultante da acumulação de beatas nos solos e águas tem vindo a ganhar cada vez maior importância, reconhecendo-se como um problema ambiental que precisa de atenção e medidas preventivas urgentes.