O Município de Vila Real assinou, no dia 10 de fevereiro de 2020, a consignação da obra de qualificação da Rua de Montezelos – fase 02, orçada em 145 mil euros, acrescidos de IVA, e com um prazo de execução de 120 dias. Recorde-se que esta obra foi projetada em 3 fases distintas, sendo que as duas primeiras integram a zona urbana e a última a zona mais rural.
A segunda fase, agora consignada, concluirá a requalificação desde o viaduto até ao cruzamento de Borbela, dando continuidade à intervenção na zona urbana efetuada na primeira fase, entretanto finalizada, que beneficiou o troço compreendido entre a farmácia de Montezelos e o viaduto do IP4.
O valor investido em Montezelos, só nestas duas primeiras fases, está próximo de 1 milhão de euros, valor totalmente suportado financeiramente pelos cofres da autarquia, sem quaisquer apoios comunitários, facto que não impediu que fosse considerada uma intervenção de elevada importância estratégica.
A intervenção na Rua de Montezelos veio transformar profundamente aquela entrada da cidade de Vila Real. Para além da componente estética destaca-se, por um lado, a melhoria das infraestruturas, não só ao nível daquilo que se vê, nomeadamente a repavimentação da estrada, em dois mil quinhentos e quarenta e um metros quadrados, pinturas da via e a colocação da sinalética necessária, mas também daquilo que está enterrado, refazendo a rede de águas pluviais com a realização de valetas, drenos, rede de tubagens e caixas e a necessária ligação ao ribeiro, atravessando os terrenos da Casa Amarela, assegurando as necessidades daquela zona para os próximos anos.
Por outro lado, ao requalificar todo aquele acesso rodoviário está-se a melhorar uma das portas de entrada na cidade, nomeadamente para a zona da Nossa Senhora da Conceição, aliviando a Avenida do Regimento de Infantaria 13. Esta última questão é particularmente importante porque, muito brevemente, também essa via será alvo de requalificação, no âmbito do PEDU, tendo sido já aprovado, em reunião de câmara, o lançamento do concurso público para a sua execução.