No passado dia 16 de outubro, o Município de Vila Real promoveu, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Alimentação, sessões de literacia alimentar junto dos alunos das escolas básicas de Vila Seca e Timpeira.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura definiu para este ano o tema “A água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás.”, destacando a importância da água para a manutenção da saúde da população (já que representa mais de 50% do peso corporal de um indivíduo adulto), para a produção de alimentos e como devemos fazer uma gestão responsável deste bem essencial finito.
As nutricionistas do Município aliaram este tema da água ao desperdício alimentar para desenvolver sessões de educação alimentar com foco na sensibilização das crianças para esta problemática, sendo que quando se desperdiçam alimentos também estará a haver desperdício de água.
Esta ação de sensibilização foi acompanhada pelo Vice-presidente e Vereador da Educação e Ensino, Alexandre Favaios, que realçou a importância de uma alimentação adequada para a manutenção da saúde e para o bom rendimento escolar das crianças.
Recorde-se que a celebração deste dia pretende alertar a população para a situação de fome que muitas pessoas vivem e como todos podemos criar um futuro mais sustentável e com menor desperdício, sendo que, segundo os primeiros dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística acerca deste tópico, cada português desperdiçou cerca de 184 quilogramas de alimentos, apenas no ano de 2020.
Dia Mundial da Alimentação
Notícias
Acessos: 1163