Depois de ter recebido os certificados de qualidade e confiança nível 1 e 2, a Escola de Natação do Município de Vila Real foi agora distinguida pela Federação Portuguesa de Natação com a atribuição do Nível Ouro de Qualidade e Confiança. O prémio foi entregue pelo Vice-presidente da FPN ao seu homólogo e Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, a 16 de dezembro, no decorrer do Festival de Natação, nas Piscinas Municipais de Vila Real.
Esta certificação pretende, por um lado, reconhecer as boas práticas das escolas de natação e, por outro, estabelecer requisitos e padrões de qualidade para que esse reconhecimento possa ser obtido. Esta distinção está associada ao Projeto Portugal a Nadar, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Natação, entidade que superintende e certifica todas as atividades ligadas à prática da natação. Através deste projeto, ao qual o Município de Vila Real aderiu em 2014, a FPN apresenta, afere e monitoriza um sistema de ensino com caraterísticas adequadas ao bom e apropriado desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da Natação nas suas várias vertentes.
O Município de Vila Real congratula-se com esta nova distinção que reconhece os progressos alcançados no processo ensino-pedagógico da natação, resultado de uma profícua cooperação entre a Autarquia e a Associação de Natação do Nordeste, parceira do Município no desenvolvimento da modalidade da natação e das atividades aquáticas.
Alexandre Favaios disse que “embora o município não trabalhe tendo em mente a obtenção de prémios os distinções, estes são um estímulo para continuar a prestar um serviço de excelência, na certeza de que todo o trabalho desenvolvido irá beneficiar os utentes das piscinas municipais, em particular as crianças e jovens que frequentam a Escola Municipal de Natação”.