O Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, foi hoje recebido no Município de Vila Real, numa sessão em que foram apresentados dois projetos significativos. O primeiro diz respeito à instalação da sede da empresa Águas do Norte em Vila Real, no edifício do Seminário desta cidade. O segundo é o projeto de Despoluição da Bacia do Corgo, intervenção de cerca de 20 milhões de euros que permitirá resolver uma série de problemas ambientais e de salubridade, para além de significar a subida da taxa de cobertura de saneamento básico para valores superiores a 80%, em linha com a média nacional.
Na ocasião o Presidente do Município, Rui Santos, afirmou sobre esta questão "Pode parecer estranho que em 2017 uma capital de distrito, como é Vila Real, ainda tenha que dedicar avultados recursos e atenção a satisfazer necessidades básicas da população. Mais estranho ainda quando sabemos que os quadros comunitários anteriores, ao contrário do atual, tinham previstas verbas generosas para esta temática, que foram utilizadas por tantas das autarquias Portuguesas.
Mas desde que assumimos a gestão autárquica, em 2013, percebemos rapidamente que o nosso concelho se encontrava numa situação diferente daquela que sempre nos tinham afirmado existir. (...) Apostamos pois num projeto de grande envergadura que representa um investimento total muito próximo dos 20 milhões de euros e que elevará a taxa de cobertura do saneamento básico para valores muito próximos da média nacional, acima dos 80%. Projetos que preparamos e candidatamos a fundos comunitários com sucesso, mas que ainda assim representam um grande esforço financeiro do Município. Governar é decidir, é priorizar. Para nós não fazia sentido apostar no desenvolvimento de Vila Real, sem assegurar que serviços básicos estavam disponíveis para os cidadãos."
Sobre a nova sede das Águas do Norte disse "Desde a constituição da empresa Águas do Norte sempre lutamos para que a localização da sua sede ficasse no centro geodésico do Norte, na ponte entre o litoral e o interior, em Vila Real. E aqui está ela, instalado no centro de Vila Real, contribuindo para a dinamização desta parte da cidade e dando nova vida ao edifício do seminário. O investimento que hoje ficamos a conhecer em mais pormenor significa que existe uma vontade efetiva de que esta seja a sede executiva das Águas do Norte. Que Vila Real será a referência do setor da água em alta no Norte de Portugal."
Após a sessão de apresentação dos projetos houve lugar à visita de uma das dezenas de frente de obra em execução, neste caso a de Nogueira.
VISITA DO MINISTRO DO AMBIENTE A VILA REAL
Notícias
Acessos: 4039