Como programado para a Semana da Igualdade, ocorreu no dia 29 de novembro a iniciativa “Partilha de Experiências – Saúde, inclusão, (Des)igualdades e oportunidades” no Espaço Igualdade, incluindo a abertura da Exposição “Borboletas aos Montes”, com a presença de Alda Claudino, presidente da Associação Borboletas aos Montes, uma instituição que visa prestar ajuda psicológica e socioeconómica a doentes oncológicas, especificamente doentes do cancro da mama, do Interior Norte.
Também Márcio Martins, Provedor do Cidadão com Deficiência ou Incapacidade do Município, partilhou o seu testemunho sobre uma condição infelizmente considerada desigual aos olhos da sociedade atual: a incapacidade física. Refletiu-se sobre o facto de que as nossas diferenças e contratempos não se refletem nas nossas capacidades, oportunidades e na nossa possibilidade de voar. “Existem já várias oportunidades e iniciativas para que haja mais igualdade e inclusão das pessoas, e sinto que já fiz a diferença em muitas pessoas incapacitadas, para se sentirem incluídas. Sinto-me privilegiado por contribuir nestas iniciativas para sensibilizar as pessoas de Vila Real”, referiu o mesmo.
Mara Minhava, Vereadora da Ação Social e Conselheira para a Igualdade, salientou "a importância de refletir sobre as desigualdades e preconceitos presentes na sociedade atual, respeitando-se as diferenças de cada um". Esta iniciativa, comovente para todos os participantes presentes, nomeadamente os utentes da Associação O Bugalho, revelou que é importante ver o mundo pelas diversas cores que o ilustram e não a preto e branco.