O Município de Vila Real, através do seu Gabinete Técnico Florestal e em parceria com os Bombeiros da Cruz Branca, promoveu, no dia 14 de fevereiro, no parque eólico da Meroicinha, em Lamas de Ôlo, uma intervenção de gestão de combustível com recurso à técnica de fogo controlado.
Esta iniciativa, assim como outras que irão acontecer ao longo do ano 2019, num total de cerca de 300 ha, surge no âmbito da estratégia adotada pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios Florestais, e pretende ser uma ação preventiva de fogos florestais de maiores proporções e gravidade.
O Presidente da Câmara Municipal, Rui santos, que esteve no local, explicou que “é melhor prevenir do que remediar”, pelo que estas manobras são particularmente importantes, “temos consciência que a maior parte dos fogos não são intencionais, com estas intervenções controladas ajudamos à renovação das pastagens, criamos barreiras à propagação dos fogos e evitamos incêndios acidentais provocados pela atividade da pastorícia”, concluiu.
A área que foi alvo desta ação preventiva faz fronteira com os concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena, pelo que esta gestão de combustível com recurso ao fogo controlado, ou queima fria, cumprirá também a importante missão de evitar a propagação para o nosso território dos incêndios com origem nos concelhos vizinhos situação que, tendo em conta a experiência de anos anteriores, surge com alguma frequência.
A saber…
Um fogo ou queimada controlada é um fogo criado, intencionalmente, para fins de gestão florestal. O fogo é uma parte natural da ecologia da floresta e da pastagem. A queima controlada é realizada durante os meses mais frios, daí chamar-se também queima fria, para reduzir a acumulação de combustível e diminuir a probabilidade de incêndios mais graves. A queima controlada estimula a germinação de algumas árvores florestais, e revela camadas de minerais do solo que aumenta a vitalidade das sementes, renovando assim a floresta, pelo que é também neste aspeto mais benéfica para a regeneração da natureza.
MUNICÍPIO DE VILA REAL E BOMBEIROS PROMOVEM AÇÃO PREVENTIVA DE FOGOS FLORESTAIS
Notícias
Acessos: 2767