O Município de Vila Real está a implementar um novo e revolucionário sistema de gestão de resíduos no bairro Habutad, usando a tecnologia para incentivar a redução, a reciclagem e a separação dos materiais. Baseado no princípio “pague pelo que produz”, o sistema PAYT permite que cada morador se responsabilize pelos resíduos que produz, pagando apenas pelo volume gerado que não é possível reciclar ou que não separa e que tem como destino o aterro.
Durante este projeto, a faturação dos serviços de resíduos será eliminada da fatura da água e as famílias participantes receberão uma fatura detalhada, onde poderão constatar o real encargo com os resíduos produzidos e não valorizados, que com a adoção práticas sustentáveis poderá ser severamente reduzido. Com o sistema PAYT, só paga pelos resíduos que produz.
Carlos Silva, vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, referiu que “este projeto-piloto pretende premiar os bons comportamentos ambientais dos cidadãos” e que “o projeto poderá ser alargado à totalidade do território, mediante o sucesso da iniciativa”.
O Município de Vila Real dá, desta forma, mais um passo firme na missão de construir um futuro mais verde, mais limpo e mais consciente na nossa cidade.