O Município de Vila Real foi distinguido com o Prémio Viver em Igualdade, uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual.
A Sessão Solene de entrega dos prémios decorreu no dia 24 de outubro, em Vila de Rei, com a presença de Mara Minhava, Vereadora com o Pelouro da Ação Social e Igualdade e de Luís Bastos, Chefe da Divisão de Ação Social e Saúde.
O Prémio Viver em Igualdade tem como objetivo distinguir e reconhecer Autarquias com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, a nível interno e no âmbito do território, enquanto agentes de desenvolvimento e entidades privilegiadas para a concretização de ações e medidas que permitam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da ENIND e dos Planos Nacionais de Ação.
De acordo com Mara Minhava “a distinção do Município de Vila Real reveste-se de uma importância ímpar no contexto das políticas públicas de promoção da equidade e justiça social. Este prémio vem reconhecer o compromisso da autarquia com a implementação de práticas exemplares, na promoção da igualdade de género, cidadania e combate à discriminação. A minha participação, como elemento do Executivo, simboliza o compromisso do Município em garantir que as políticas de igualdade de género e de inclusão social sejam devidamente incorporadas nas suas estratégias de desenvolvimento local”.
Mara Minhava adiantou que “esta distinção consolida o Município de Vila Real como uma referência no panorama nacional em matéria de políticas inclusivas, reafirmando o seu papel enquanto motor de mudança social”.
A distinção concedida a Vila Real traduz o reconhecimento de um trabalho estruturado, que ultrapassa a aplicação formal das convenções, manifestando-se num compromisso genuíno com o desenvolvimento de um território mais equitativo.