O escritor A. M. Pires Cabral ((Chacim, Macedo de Cavaleiros, 1941) foi distinguido com o Prémio de Tributo Consagração 2023, da Fundação Inês de Castro. Trata-se de um prémio destinado a galardoar a qualidade do conjunto da obra literária dos escritores. O júri era constituído por Isabel Pires de Lima, Isabel Lucas, Mário Cláudio e António Carlos Cortez e presidido por José Carlos Seabra Pereira. Foram já distinguidos com este prémio, em anos anteriores, escritores como Lídia Jorge, Nuno Júdice, Vasco Graça Moura, Manuel Alegre e Urbano Tavares Rodrigues, entre outros.
Salienta-se que A.M. Pires Cabral venceu, também, recentemente, o Prémio de Poesia do IV Festival Literário ‘Tabula Rasa’ de Fátima (2023), com o livro Caderneta de lembranças, editado pela Tinta-da-china em 2021, já premiado em duas outras ocasiões (Prémio de Poesia António Gedeão 2022, da Fenprof, e o Prémio de Poesia Ruy Belo 2022, da Câmara Municipal de Sintra).
Recorde-se que a Câmara Municipal de Vila Real atribuiu ao Grémio Literário Vila-realense o nome A. M. Pires Cabral prestando, desta forma, uma merecida homenagem ao Homem que foi o grande impulsionador e dinamizador desta agremiação, tendo sido o responsável pela divulgação dos escritores trasmontanos e durienses, dinamizando um conjunto de ações e iniciativas que tornaram este espaço num verdadeiro Observatório da Literatura Transmontano-Duriense.
Deste modo, foi com particular satisfação que o Município recebeu esta notícia, congratulando o escritor A.M. Pires Cabral pelo reconhecimento alcançado.
ESCRITOR A. M. PIRES CABRAL RECEBE NOVA DISTINÇÃO PELO SEU TRABALHO LITERÁRIO
Notícias
Acessos: 1113