Realizou-se em Vila Real, no dia 17 de abril, na Biblioteca Municipal, uma reunião da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), organização não-governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, que trouxe até Vila Real diversos agentes educativos para acertar estratégias na implementação do Programa Eco-Escolas na região Norte de Portugal.
Participaram neste encontro 45 pessoas oriundas de Felgueiras, Amarante, Bragança, Régua, Lamego Boticas e Vila Real. Marcaram ainda presença professores de Leiria, Ovar e Aveiro. O objetivo desta reunião passou por delinear estratégias e acertar metodologias para a implementação do Programa Eco-Escolas na região Norte.
Recorde-se que o Município de Vila Real é parceiro da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), entidade responsável pela implementação em Portugal, desde 1996, do programa internacional da Fundation for Environmental Education – Eco-Escolas, através do qual se pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O Programa Eco-Escolas é um programa internacional que se destina a todos os níveis de ensino, cujos princípios assentam na Agenda 21 local e pretende desenvolver e organizar ações de sensibilização ambiental que decorrem ao longo de todo o ano letivo. No âmbito desta parceria o Município de Vila Real tem estabelecido protocolos com os diferentes estabelecimentos de ensino, com vista a implementar e desenvolver este Programa no concelho de Vila Real.
O Município reconhece e valoriza o trabalho desenvolvido pelas escolas, professores e crianças que têm dedicado uma parte significativa do seu trabalho à educação e sensibilização ambiental, através do desenvolvimento de projetos ao abrigo do programa Eco-Escolas, alguns deles premiados a nível nacional.
ASSOCIAÇÃO BANDEIRA AZUL DA EUROPA REUNIU EM VILA REAL COM PROGRAMA ECO-ESCOLAS NA AGENDA
Notícias
Acessos: 3998