Entre os dias 25 e 29 de novembro, decorreu a Semana da Igualdade, um conjunto de atividades de sensibilização, debate, educação e desporto, pensadas pelo Município de Vila Real com o objetivo de promover a igualdade e alertar para questões sociais urgentes.
O programa da edição de 2024 da Semana da Igualdade contou com variadíssimas ações, de que são o exemplo as celebrações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que teve lugar a 25 de novembro, e o IX Seminário da Igualdade, a 26 do mesmo mês, onde a plateia teve oportunidade de assistir a um debate rico e inspirador de especialistas, representantes locais e o público sobre Desafios e Boas Práticas, discutindo estratégias inovadoras para a promoção da igualdade.
A Mostra da Igualdade também regressou aos Claustros da Câmara Municipal, no dia 27 de novembro, com os alunos e alunas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco a exibirem trabalhos criativos e reflexivos sobre o tema.
Os dias 28 e 29 foram dedicados à criação de relações saudáveis e solidárias, com a ação Construir Vínculos, e ao Jogo da Igualdade, que juntou estudantes de várias escolas, reforçando a importância do desporto como ferramenta de integração social. No decorrer de toda a semana, o Espaço Igualdade foi também anfitrião da exposição A História Delas, que destaca figuras femininas marcantes da história, inspirando os visitantes com as suas conquistas e trajetórias de superação.
Mara Minhava, Vereadora com o Pelouro da Ação Social e da Igualdade, referiu que “promover a igualdade não é apenas um compromisso que deixámos fixado no Plano Municipal para a Igualdade e a não Discriminação, é uma verdadeira transformação que começa em cada gesto, em cada tomada de decisão, e é, em última análise, a base para a construção de uma sociedade que se quer democrática, inclusiva e plural”. O Município de Vila Real continua assim empenhado na criação de uma sociedade mais justa e inclusiva, reforçando o compromisso com a igualdade em futuras ações.