ASSINATURA DO CONTRATO DE INVESTIMENTO PARA CONSERVAÇÃO DO EDIFÍCIO SEDE DO CENTRO CULTURAL REGIONAL DE VILA REAL

ASSINATURA DO CONTRATO DE INVESTIMENTO PARA CONSERVAÇÃO DO EDIFÍCIO SEDE DO CENTRO CULTURAL REGIONAL DE VILA REAL

Realizou-se no dia 15 de dezembro, na Câmara Municipal de Vila Real, a assinatura do contrato para financiamento e execução das obras de conservação do edifício sede do Centro Cultural Regional de Vila Real. O protocolo foi assinado pela Direção Geral das Autarquias Locais, representada pela Diretora Geral Paula Costa, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, representada pelo Diretor de Serviços de Apoio Jurídico da Administração Local Carlos Meireles, e pelo Centro Cultural Regional de Vila Real, representado pelo Presidente da Direção Hermínio da Silva Botelho. Esta cerimónia contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que assinou a homologação.

O Secretário de Estado explicitou que são aceites candidaturas de até 100 000 euros, classificadas em dois ramos, o património religioso e o associativo, e que o orçamento de estado dedica dois milhões de euros a este programa, havendo sempre muitas candidaturas, normalmente cerca de 150 pendentes, sendo aprovadas entre 20 a 25. O mesmo finaliza salientando que as “pequenas instituições são muito importantes para a coesão do território, são locais de encontro e junção sendo essencial terem condições para prestarem serviços e receberem pessoas.”

O Presidente do Município, Rui Santos, sublinhou que “estes apoios funcionam em articulação. A verba disponibilizada pelo Estado é de 50% e o valor restante tem de ser em função das parcerias com o município, a junta de freguesia e a própria instituição para que a obra seja uma realidade no próximo ano.” Já Hermínio Botelho justifica a necessidade de recuperar o edifício, melhorar a infraestrutura e as suas instalações por questões de segurança, destacando dois problemas: “o circuito elétrico não compatível com as normas de segurança e o telhado degradado com problemas de infiltrações graves.” Acrescenta que “este valor não é suficiente, mas estou confiante de que a Câmara vai ajudar-nos tanto quanto possível.”

O edifício do séc. XVIII que já foi paço real de Espanha no tempo das guerras absolutistas e liberais, e Património Cultural da cidade, age atualmente como Universidade Sénior, acolhendo uma centena de pessoas, além de diversas atividades culturais. Este localiza-se numa das zonas emblemáticas do Centro Histórico, o Largo de São Pedro.

O Investimento elegível da obra ascende os 99 292.98 euros e terá a comparticipação de 50% totalizando assim 49 646.50 euros.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.