O Arquivo Municipal de Vila Real (AMVR) assinalou o Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra a 9 de junho, com a inauguração da Exposição Coletiva: "Bandas de Música do concelho de Vila Real - Património musical intemporal", que reúne documentos históricos, instrumentos, fardamento, fotografias e muito mais, referentes às Bandas de Mateus, Nogueira, Portela e Sanguinhedo.
“Sendo que os Arquivos assumem um importante papel na preservação e acesso à memória herdada, assim como na construção da memória futura, fica aqui um valioso espólio das quatro Bandas Filarmónicas, que assumem um papel artístico, mas também educativo e social”, assim referiu Mara Minhava, Vereadora da Cultura.
Neste dia realizaram-se também várias atividades abertas à comunidade, nomeadamente, visitas guiadas aos espaços do AMVR e Workshops interativos, nos quais os participantes puderam explorar formas de envolvimento e colaboração com as associações culturais.
Esta exposição, que poderá ser visitada até 31 de outubro de 2023, terá uma componente prática contando com a participação das bandas que realizarão palestras com apresentações artísticas, enriquecendo a experiência e ressaltando a relevância cultural para a comunidade. Serão abordados temas como a importância das associações culturais, em particular das Bandas de Música, na promoção da cultura, no bem-estar das comunidades e no desenvolvimento sustentável.