A Federação Internacional de Ténis de Mesa, em articulação com a Federação Portuguesa da Modalidade, o Município de Vila Real e a Associação de Ténis de Mesa de Vila Real, levaram a cabo, entre os dias 9 e 16 de fevereiro, no Pavilhão dos Desportos de Vila Real, o WTT Youth Contender Vila Real, competição destinada aos escalões sub11, sub13, sub15, sub17 e sub19.
Participaram na competição de 2024 cerca de 200 atletas, de 29 nacionalidades. A prova feminina decorreu nos dias 10 e 12 de fevereiro e teve a presença de 22 atletas lusas, de um total de 90, a competição masculina realizou-se entre 14 e 16 de fevereiro, com a participação de 20 portugueses, de entre os 136 inscritos, e a prova de pares mistos jogou-se a 13 de fevereiro.
Esta prova da etapa portuguesa do circuito mundial de ténis de mesa dos escalões de formação, que regressará em 2025, trouxe até Vila Real as principais promessas do ténis de mesa mundial, sendo que alguns destes atletas estarão presentes nos próximos jogos olímpicos.
No final desta prova, o Pavilhão dos Desportos acolheu, nos dias 17 e 18, a VIII Edição do Torneio Transmontano em Ténis de Mesa, que teve a sua primeira edição em fevereiro de 2015 assumindo-se como um evento de referência no Ténis de Mesa Nacional, contando com a designação de categoria especial 1250, que é uma das mais elevadas do panorama do ténis de mesa nacional. Rigor, dedicação e respeito são as palavras de ordem deste torneio que contou com a participação de mais de 400 atletas, encerrando da melhor forma uma semana onde o desporto, em geral, e o Ténis de Mesa e Vila Real, em particular, estiveram em grande destaque.
O vice-presidente e vereador do pelouro do desporto, Alexandre Favaios, manifestou a sua satisfação por ver Vila Real, uma vez mais, na primeira linha dos grandes eventos desportivos, em especial nos escalões de formação, deixando a garantia de que esta aposta no desporto é para continuar.