VIII SEMINÁRIO DA IGUALDADE

VIII SEMINÁRIO DA IGUALDADE

Promovido pelo Município no âmbito da Semana da Igualdade, o VIII Seminário da Igualdade reuniu diversas entidades durante toda a manhã no Museu da Vila Velha. O evento abordou painéis essenciais sobre desigualdades, diferenças estatísticas e papéis societais ainda prevalentes. Mara Minhava, Vereadora da Ação Social e Conselheira para a Igualdade, lamentou a necessidade contínua de recordar a sociedade sobre as desigualdades em pleno ano de 2023. Destacou que a verdadeira igualdade reside no reconhecimento das diferenças, apelando a um esforço coletivo para promover uma sociedade inclusiva em que todos têm voz e são ouvidos.

“No âmbito das políticas municipais para a igualdade, o município tem procurado colocar estas questões na agenda política, e para isso foi fundamental a construção do Plano Municipal para a Igualdade. Este plano tem norteado as nossas ações, pelo que temos realizado inúmeras iniciativas envolvendo diversificados parceiros, permitindo-nos ainda avaliar a sua eficácia”, concluiu a vereadora.

Daniela Fonseca, Pró-reitora para a Cultura e Serviços de Documentação além de docente da UTAD, também destacou na sessão de abertura o Plano para a Igualdade de Género 2021/2025 da instituição. O primeiro painel, com moderação de Elisa Brites, da APAV Vila Real, contou com a participação de Daniela Monteiro, da Universidade Católica, que apresentou o tema “Agenda 2030 Da ONU e igualdade de género (ODS 5): do global ao local”, a segunda apresentação deste painel ficou a cargo de Emília Araújo, da Universidade do Minho, com o tema “Tempo e género”.

O segundo painel, moderado por Luís Bastos, Chefe da Divisão de Ação Social, teve como oradores Vânia Holanda, Presidente da ABRAVIR, que abordou o tema “Incluir para desenvolver: a contribuição da ABRAVIR no contexto da igualdade no distrito de Vila Real”, e Shazid Lodhia, dirigente do Centro Cultural Islâmico do Porto, que refletiu sobre “A comunidade Islâmica em Portugal”, a par do Testemunho da Comunidade por Imane Daloufi.

Rosa Oliveira, representante da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, encerrou o seminário com um contributo que enalteceu o Município de Vila Real pelo trabalho que tem vindo a ter nesta área, dando enfase às linhas gerais do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2022/2025. A Semana culminou às 17h00, no Bairro da Araucária, com o projeto “O Meu Bairro é Top”, referente à música e literacia como formas de promover a inclusão social.

O Município reitera a importância de eventos como este para sensibilizar entidades públicas, professores e estudantes destas disparidades, violência, normalizações de comportamentos e exclusão social ainda presentes. A igualdade é uma prioridade urgente, não apenas para o município, mas toda a sociedade, para um processo de mudança coletivo.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.