O primeiro dia de aulas do ano letivo 2022/2023 foi assinalado pela Câmara Municipal com uma visita à Escola de Prado/Ferreiros e ao Centro Escolar da Araucária. Nesta deslocação o Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, fez-se acompanhar pelo Vereador do Pelouro da Educação, Alexandre Favaios, pelos Diretores dos dois Agrupamentos de Escolas, pelo Presidente da Freguesia de Vila Real e um representante da União de Freguesias de Borbela e Lamas de Ôlo. No decorrer da visita foram expressos votos de um feliz e sereno ano letivo e manifestada inteira disponibilidade para a resolução de problemas que possam surgir.
O autarca vila-realense mostrou-se satisfeito com este início de ano letivo, que arrancou na maior das normalidades no concelho de Vila Real, no qual a Câmara Municipal voltou a cumprir com as suas obrigações para com as crianças e os encarregados de educação, dentro daquelas que são as suas competências, nomeadamente, no que respeita aos transportes escolares, ao serviço de almoço e equipamentos em bom estado generalizado e devidamente apetrechados. Rui Santos realçou ainda o facto de este ano ser marcado pelo lançamento do caminho para a recuperação das escolas Camilo Castelo Branco, Morgado Mateus, Diogo Cão e Monsenhor Jerónimo do Amaral.
Depois de dois anos condicionados é de salientar este regresso à normalidade em estreita articulação com os diferentes agentes educativos, sublinhou o Vereador do Pelouro da Educação, Alexandre Favaios, que destacou a preocupação com as famílias, dando como exemplo o forte investimento efetuado com o programa Livros para Todos e com os transportes escolares, duas medidas que representam mais de 1 milhão e quinhentos mil euros, poupando aos orçamentos familiares este encargo.
Por último referir que esta serenidade no regresso às escolas se deve, em grande medida, às boas relações institucionais existentes que potenciaram um trabalho preparatório profícuo, efetuado em estreita articulação entre o município, os agrupamentos de escolas e demais agentes educativos.