Teve lugar no passado dia 19 de maio, no Museu da Vila Velha, a 1ª Assembleia Municipal Infantil, um projeto do Município de Vila Real que pretende incentivar o interesse, desde os primeiros anos de escolaridade, pelo exercício dos direitos e deveres de cidadania, desenvolver capacidades de intervenção cívica e política, fortalecer a capacidade de argumentação e defesa das convicções, bem como a promoção de valores, destacando a tolerância, respeito pela diferença de opinião e pela vontade da maioria.
O tema debatido foi o da “Educação Inclusiva” tendo, os alunos eleitos dos 3º e 4 º anos de escolaridade, dos Agrupamentos de Escolas Diogo Cão e Morgado de Mateus e das Instituições Privadas, Colégio Moderno de S. José e Instituto Jean Piaget, num total de 47, apresentado uma proposta por escola, com medidas a implementar.
As medidas propostas pelos alunos passaram pela realização de ações de sensibilização por toda a comunidade educativa, colocação de rampas de acesso, materiais didáticos específicos, construção de jardins sensoriais, pisos táteis, semáforos sonoros, colocação de quadros interativos, entre outros.
Estiveram presentes nesta primeira Assembleia Municipal Infantil o Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real e os líderes partidários que, por unanimidade, entregaram ao Presidente da Mesa duas propostas. A primeira foi no sentido de que sejam enviados os denominadores comuns de todas as propostas apresentadas para o Ministério da Educação, para o Departamento da Educação da ONU (UNESCO) e ainda para a UNICEF. Na segunda todos os Grupos Parlamentares propuseram um voto de louvor aos jovens Deputados Municipais pela sua excecional representação.
PRIMEIRA ASSEMBLEIA MUNICIPAL INFANTIL DEBATEU A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Notícias
Acessos: 4076