Mais um ano, mais uma romaria ao São Brás para...se comprar a Gancha. É assim em Vila Real há já vários séculos. Nos dias 2 e 3 de fevereiro a tradição cumpre-se. A Vila Velha, local onde se situa a Capela de São Brás, classificada como Monumento Nacional desde 1910, é o palco desta festividade com características tão peculiares que fazem deste dia uma verdadeira atração turística.
Ano após ano a Vila Velha é animada pelas muitas barraquinhas improvisadas onde se podem comprar as “Ganchas”, um doce tradicional que consiste num rebuçado em forma de báculo. Reza a lenda que depois de receberem o Pito, oferecido pelas mulheres no dia de Santa Luzia, os homens oferecem a Gancha no dia de São Brás.
Para manter viva a história e as tradições o Município de Vila Real, através do Museu da Vila Velha, não esquece as crianças. Assim sendo, na quarta-feira, dia 3 de fevereiro, à semelhança do ano passado, será possível mostrar a crianças do primeiro ciclo do ensino básico e pré-escolar como se fazem as famosas Ganchas de São Brás. Em parceria com a Pastelaria Lapão, far-se-á uma visita às suas instalações, dando a conhecer mais pormenorizadamente o processo de fabrico deste doce tão tradicional em Vila Real.
Paralelamente, as crianças serão convidadas a conhecer um pouco mais da história que está por detrás desta tradição, nomeadamente saber como se chama a pequena Capela que se encontra, atualmente, junto à entrada do Museu da Vila Velha, e qual a sua relação com o São Brás.
NOS DIAS 2 E 3 DE FEVEREIRO EM VILA REAL DÁ-SE A GANCHA | SÃO BRÁS 2016
Notícias
Acessos: 6848