Unidade Móvel de Saúde participa em acção do programa nacional de saúde oral

UMS UMS2 A Unidade Móvel de Saúde, um dos projectos que integra o Programa Câmara Amiga, que resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Vila Real e a ACES – Marão e Douro Norte, foi parceira do Programa Nacional de Saúde Oral, na campanha realizada no passado dia 16, destinada às crianças do ensino pré-escolar do Centro Social e Paroquial de Mateus. Estas crianças tiveram oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Saúde e ouvir os enfermeiros da Equipa de Saúde Escolar de Cuidados na Comunidade de Mateus falar acerca de hábitos de saúde oral tendo, ainda, sido presenteados com um Kit relacionado com o tema.

Esta parceria revela a importância da dinamização do Programa Nacional de Saúde Oral nas escolas do Concelho, incluído no Programa Nacional de Saúde Escolar, onde o apoio das parcerias na comunidade se torna fundamental.

Como o Programa Nacional de Saúde Oral não esta a ser operacionalizado em todos os estabelecimentos de ensino, pelo que está já em curso uma candidatura, por parte do Município de Vila Real, para obtenção de Kits de higiene oral, com escova e pasta de dentes, para distribuir por outras instituições, quer da rede solidária, quer da privada que não estão a beneficiar do programa.