Exercício de protecção civil “PROCIV VR11”

protcivil No âmbito da revisão dos Planos de Emergência de Protecção Civil, de nível distrital e municipal que decorrem, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Câmara Municipal de Vila Real, através das suas Comissões Distritais e Municipais de Protecção Civil, irão desenvolver, no dia 16.12.2011 a partir das 11h00, e com uma duração prevista de 06:00 horas, um exercício de protecção civil, designado “PROCIV VR11”, no formato CPX (Command Post Exercise), isto é, sem o envolvimento real de meios, mas em que todos as entidades participantes actuarão como se de situações reais se tratassem.

Visa este exercício, treinar a resposta das entidades com responsabilidade em matéria de protecção civil (Forças Armadas, Forças de Segurança, Segurança Social, Serviços de Saúde, Serviços Judiciais) à luz dos princípios do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS), no quadro da intervenção operacional perante uma situação de excepção decorrente de um evento sísmico, exercitando os procedimentos de acção de Comando, Coordenação e Controlo e as missões definidas nos Planos de Emergência de Protecção Civil (PEPC).
Para o desenvolvimento do exercício, será simulado um evento sísmico que ocorra e afecte o distrito de Vila Real e consequentemente o concelho de Vila Real, que em resultado provocará vítimas (mortos, feridos, desaparecidos e desalojados) e danos materiais.