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Como é amplamente reconhecido, as cidades modernas apresentam generalizadamente problemas de falta de estacionamento. No entanto, as experiências mais ou menos recentes de introdução de estacionamento tarifado têm permitido alcançar bons resultados na disponibilização de lugares nas zonas já tarifadas, em especial nas áreas concessionadas à Vila Real Social, EM, SA.
Acresce o facto de os custos de disponibilização de espaços nos centros urbanos, bem como os custos de manutenção dos mesmos deverem, numa óptica de utilizador pagador, serem pelo menos parcialmente comparticipados por aqueles que o fruem.

Neste sentido a VRS, encara a exploração de zonas de estacionamento de duração limitada e de parques de estacionamento, como uma forma de contribuir ativamente para uma política de estacionamento coerente.
Ao mesmo tempo esta opção constitui-se como uma componente fundamental da Política de Mobilidade Urbana, auxiliando na implementação das opções fundamentais por esta definida.
A VRS vê o estacionamento como um instrumento valioso na definição e operacionalização das políticas urbanas devido a:
• Ligação a uma gama vasta de objetivos de política urbana;
• Influência decisiva na política de mobilidade urbana;
• Facilidade, rapidez e custos baixos de implementação;
• Oferecer flexibilidade de soluções;
• Ser um gerador de receitas.

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