VILA REAL PARTICIPOU NO II CONGRESSO DA REDE INTERMUNICIPAL WE ARE SPORTS

O Município de Vila Real marcou presença no II Congresso da Rede Intermunicipal We Are Sports, que decorreu no dia 11 de abril, em Vilar Formoso, onde estiveram reunidos mais de 100 representantes municipais de Portugal e Espanha.

Este Congresso, que este ano assinala a sua segunda edição, visa proporcionar uma plataforma crucial para a discussão e partilha de conhecimentos sobre o papel do desporto municipal no crescimento das comunidades. Ao longo do dia, representantes políticos apresentaram várias palestras abordando temas como o contributo do desporto para o turismo, a economia local e o bem-estar dos cidadãos, especialmente os idosos em regiões com baixa densidade populacional. Os participantes partilharam experiências e boas práticas, enfatizando a importância da intermunicipalidade e da colaboração entre diferentes entidades na promoção do desporto municipal.

No final do evento, no qual estiveram representadas as Comunidades Intermunicipais do Tâmega e Sousa, Beiras e Serra da Estrela, Região de Leiria e Douro, foram entregues galardões aos municípios organizadores de eventos em 2024, bem como diplomas aos municípios que integram a Rede Intermunicipal We Are Sports, destacando o empenho e dedicação de cada município na promoção do desporto municipal.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, sublinhou que “eventos desta natureza são sempre bem-vindos pois estimulam e fortalecem parcerias ao nível do poder local, numa demonstração clara do compromisso de todos com o desenvolvimento do desporto municipal.”

VIII MOSTRA MUSICAL DO EIXO ATLÂNTICO

O Município de Vila Real participou na última edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico, que decorreu de 12 a 14 de abril em Barcelos, uma competição bienal que visa promover e reconhecer jovens intérpretes estudantes de Escolas de Música e Conservatórios pertencentes aos municípios membros do Eixo Atlântico, incentivando a inovação e o gosto pela música na Galiza e no Norte de Portugal.

Nesta oitava edição, o Município de Vila Real esteve representado pelos alunos do Conservatório Regional de Música Rafael da Silva Matias e Inês Dias de Jesus, enquanto solistas, e pelo Quinteto Radix, constituído pelos jovens Carolina Alexandre, Maria Carvalho, Maria Araújo, Paulo Alves e Afonso Lopes, tendo estes disputado a final da competição na categoria de agrupamentos menores, brindando o público com uma excelente atuação.

Alexandre Favaios, vice-presidente do Município de Vila Real, referiu que a Mostra Musical do Eixo Atlântico se distingue pela sua singularidade na valorização e celebração dos músicos da região Norte de Portugal e da Galiza, sendo este intercâmbio cultural uma oportunidade de crescimento e reconhecimento, a que acresce o benefício de fomentar o gosto pela música, sendo “inspirador ver os jovens compartilharem as suas paixões e talentos de um modo tão enriquecedor”.

Participaram nesta competição 30 solistas e 13 agrupamentos provenientes de 22 cidades do Norte de Portugal e Galiza (Barcelos, Gaia, Braga, Famalicão, Santa Maria da Feira, Guimarães, Vila do Conde, Fafe, Bragança, O Barco de Valdeorras, Felgueiras, A Coruña, Amarante, Ferrol, Vila Real, Gondomar, Santiago de Compostela, Mirandela, Ponteareas, Esposende, Viana do Castelo e Matosinhos).

ENTREGA DE FARDAMENTOS E IDENTIFICADORES PESSOAIS A ASSISTENTES OPERACIONAIS E ANIMADORES VIGILANTES

O Município de Vila Real procedeu, no dia 15 de abril de 2024, à entrega de fardamentos e identificadores pessoais a todos os Assistentes Operacionais e Animadores/Vigilantes em funções nos Estabelecimentos de Educação e Ensino do 1º Ciclo e Pré-Escolar da rede pública do concelho de Vila Real, distribuídos pelos Agrupamentos de Escolas Diogo Cão e Morgado Mateus, num total de 37 estabelecimentos, garantindo assim uma identificação adequada e promovendo profissionalismo, organização, higiene, segurança e confiança.

Consciente da importância do uso de uniformes práticos e confortáveis que, para além disso, promovam a identidade institucional e sentido de pertença, o Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Educação e Ensino, Alexandre Favaios, deixou o compromisso da aquisição de fardamentos para os restantes Animadores/Vigilantes que possam vir a colaborar com o Município, tendo por base que também estes colaboradores são uma parte importante de toda uma equipa que coopera e participa no bom funcionamento de todo o universo escolar. O referido material foi adquirido mediante as necessidades reportadas por cada estabelecimento de educação e ensino, salvaguardando, deste modo, que também os Recursos Humanos com contratos celebrados recentemente fossem contemplados, num investimento aproximado de 16.000,00 €.

EXPOSIÇÃO DE SUPER CARROS EM VILA REAL | GATHERING SUPER CARS 2024

Na manhã do dia 21 de abril, domingo, Vila Real estará na rota daquela que é considerada uma das maiores concentrações de Super Carros da Europa, o Gathering Super Cars 2024, que trará até à capital do automobilismo mais de 150 viaturas das prestigiadas marcas Ferrari, Lamborghini, Maserati, Mclaren, Porsche, Bentley, Aston Martin, entre outras.

Sob o mote “…os automóveis são o melhor dos pretextos para juntar Amigos…”, este grande evento acontece este fim-de-semana (19 a 21 de abril), com paragens programadas nas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Lamego e Vila Real.

A Avenida Carvalho Araújo e a Praça do Município serão o palco deste grande evento em Vila Real que, certamente, atrairá muitos vila-realenses e adeptos do mundo automobilístico para apreciarem de perto as várias dezenas de “bombas” que ali estarão em exibição, entre as 10h30 e as 13h00. Do evento fará parte também uma apresentação sobre o Circuito Internacional de Vila Real a todos os participantes, no antigo Governo Civil de Vila Real.

RECURSOS HUMANOS AFETOS AOS SERVIÇOS DE APOIO À FAMÍLIA PARTICIPARAM EM FORMAÇÃO

 

O Município de Vila Real promoveu, no dia 15 de abril, uma formação dirigida aos recursos humanos afetos ao serviço de apoio à família (SAF), uma iniciativa que contou com a presença de 75 participantes, dos quais 17 eram assistentes operacionais e 58 animadores/vigilantes.

Nesta sessão foram abordados temas relativos a relações interpessoais, assertividade, comunicação e gestão de conflitos, tendo como finalidade conhecer as estratégias mais adequadas para a resolução de problemas, através da gestão do stress e das emoções, entre outros temas.

A aposta na formação contínua destes recursos humanos “é para nós fundamental, pois todas as relações mantidas com as crianças têm uma função educativa, sendo necessário ter um perfil de animador/vigilante detentor de algumas competências que auxiliem estes colaboradores do município a terem um bom desempenho dentro daquelas que são as suas funções nos espaços educativos, garantindo a qualidade do serviço prestado”, afirmou Alexandre Favaios, vice-presidente e vereador da educação e ensino.

Estes blocos formativos vão-se repetindo ao longo do ano letivo abordando diversas temáticas, de acordo com as necessidades identificadas, com o objetivo de melhorar as competências socioprofissionais dos recursos humanos que desenvolvem a sua atividade em contexto escolar.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.