ANDRÃES E ABAÇAS VÃO TER NOVOS LARES

No passado dia 15 de novembro, o executivo municipal deslocou-se às freguesias de Andrães e Abaças para visitar as obras que darão origem a dois novos lares de idosos no concelho de Vila Real. Trata-se de dois projetos antigos que nos próximos meses verão a luz do dia, num trabalho fundamental de apoio a populações muito afetadas pelo envelhecimento e pela emigração.

De acordo com Luís Almeida, tesoureiro do Centro Social e Paroquial de Andrães, e com o Presidente da Junta de Freguesia Jorge Alves, este é um dos projetos mais importantes a decorrer em Andrães, projeto esse que teve início no longínquo ano de 1997 e que após passar por várias fases, se prepara agora para proporcionar apoio domiciliário a 40 pessoas e para receber cerca de 35 idosos no novo lar.

Em Abaças, a empreitada está também em fase adiantada e localiza-se na antiga escola primária, cedida pela Câmara Municipal para o efeito, além da aquisição do terreno adjacente. O Padre Fernando Monteiro, presidente da direção do Centro Social e Paroquial de Abaças, e o Presidente da Junta de Freguesia Filipe Brigas sublinharam também a importância deste projeto no combate ao isolamento dos mais idosos, que verão o apoio domiciliário aumentar de 26 para 76 pessoas, recebendo ainda 25 utentes em regime interno.

O Presidente da Câmara Municipal Rui Santos manifestou uma grande manifestação por ver nascer mais duas ERPI (Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas) em freguesias rurais do concelho, sendo um claro sinal de que se olha para o território como um todo. O autarca aproveitou ainda a oportunidade para homenagear todos aqueles que, ao longo do tempo, nunca desistiram e que agora vêem os sonhos tornar-se realidade, enaltecendo o trabalho das pessoas que conhecem a realidade do território, sobretudo nestas zonas que muito sofrem com a emigração e com o envelhecimento.

BILA SÉNIOR | ENCERRAMENTO DA ÉPOCA DESPORTIVA

O Município de Vila Real, de forma a comemorar o final da atividade desportiva 23/24, decidiu brindar os cerca de 220 utentes do programa Bila Sénior com uma Peça de Teatro da Companhia Filandorra, que teve lugar na Escola Secundária S. Pedro,  tendo-se assistido a uma brilhante encenação que criou um momento de animação ímpar entre palco e plateia. 

Após a peça de teatro, os presentes foram convidados a desfrutar de um convívio na forma de lanche-magusto, no refeitório do estabelecimento educativo.

O Município de Vila Real continua, deste modo, a promover, em estreita articulação com as Juntas de Freguesia, a atividade física nas freguesias, proporcionando aos munícipes a partir dos 55 anos de idade um programa de atividades lúdico-desportivas, devidamente programadas e orientadas, de natureza inclusiva, eclética e multilateral.

Alexandre Favaios, vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, referiu que é intenção da autarquia continuar a apostar no desporto como área fundamental da sua governação, procurando chegar a todos os munícipes independentemente do seu género e da sua idade.

Recorde-se que a implementação do programa Bila Sénior tem como principal objetivo identificar os problemas que afetam as populações menos jovens, atrair essa faixa etária para a prática de exercício físico regular, melhorar a sua condição cardiorrespiratória, muscular, óssea, funcional e cognitiva. Procura, ainda, promover automatismos físicos e mentais que melhorem o dia-a-dia, ao mesmo tempo que promove a ocupação dos tempos livres de uma forma lúdica, o que representa inquestionáveis benefícios para a sua saúde.

PARTICIPAÇÃO NO TORNEIO INTER-FREGUESIAS DE FUTSAL PREMIADA COM VIAGEM PARA ASSISTIR AO PORTUGAL - POLÓNIA

No dia 15 de novembro, no âmbito do XXVI Torneio Inter – Freguesias de Futsal, realizado entre os dias 2 e 13 de setembro, decorreu a viagem ao Estádio do Dragão, na cidade do Porto, de todos os participantes no Torneio onde assistiram ao jogo de futebol entre Portugal e a Polónia, referente à 5ª jornada do Grupo A da Liga das Nações.
O Vice-Presidente, Alexandre Favaios, deixou uma mensagem de gratidão a todos os que fazem deste torneio anual um momento de partilha, amizade e saudável competição, e que culmina sempre com uma viagem oferecida pelo município.
Os pequenos atletas e a restante comitiva tiveram assim a oportunidade de verem a Seleção ao vivo e vibrar com o ambiente fantástico antes e durante o jogo, assistindo a mais uma vitória da seleção das quinas.
Promovido pelo Município de Vila Real, o XXVI Torneio Inter-Freguesias de Futsal contou com a participação das freguesias de Arroios, Lordelo, Mateus, Mondrões, Parada de Cunhos, Torgueda, Vila Marim, União de Freguesias de Adoufe e Vilarinho da Samardã, União de Freguesias de Borbela e Lamas D'Olo, União de Freguesias de Constantim e Vale de Nogueiras, União das Freguesias de Mouçós e Lamares e Freguesia de Vila Real.

FEIRA DE OUTONO REALIZA-SE A 30 DE NOVEMBRO

No próximo dia 30 de novembro, entre as 9h30 e as 17h00, o Município de Vila Real promove mais uma Feira de Outono, uma iniciativa que tem como principal objetivo disponibilizar um espaço de convívio e partilha entre os diferentes estabelecimentos de educação e ensino que, com o apoio de docentes, alunos e encarregados de educação, apresentam na Praça do Município os produtos da época das diversas zonas de Vila Real.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Favaios, reafirmou a importância de “continuarmos esta tradição de reunir e acolher as nossas escolas naquela que é a nossa sala de visitas, sendo uma excelente oportunidade para estreitarem laços com a comunidade e mostrarem o excelente trabalho que desenvolvem ao longo do ano”.

A Feira de Outono 2024 vai contar com a presença de diversos estabelecimentos de educação e ensino do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus, Agrupamento de Escolas Diogo Cão, APPACDM Sabrosa - Vila Real, Escola Secundária São Pedro, Nuclisol Jean Piaget, Escola Profissional Agostinho Roseta, Santa Casa da Misericórdia, Centro Social e Paroquial de Santo António, APCVR e Ribacorgo.

Recorda-se que a Feira de Outono é uma das iniciativas do projeto “Tradições na Bila” que pretende recuperar usos, costumes e tradições através da dinamização de diversas atividades e iniciativas que permitam dar a conhecer a toda a comunidade os produtos regionais.

EXECUTIVO MUNICIPAL VISITOU ALARGAMENTO DA ATUAL ZONA INDUSTRIAL E EMPREITADA DA NOVA ÁREA EMPRESARIAL

O Executivo Municipal visitou, no dia 8 de novembro, o alargamento da Zona Industrial de Constantim e a empreitada da nova Zona Empresarial. Dois compromissos assumidos em 2021, estando um concretizado e o outro em execução.

A ampliação da atual Zona Industrial de Constantim, que teve um investimento de aproximadamente 2 milhões de euros, permitiu a criação de 18 novos lotes. Destes 18 lotes, como referiu o Presidente da Câmara Municipal “nove já estão escriturados, isto é, já foram entregues às empresas para que, o mais depressa possível, possam iniciar a edificação dos seus espaços, que levará à criação de novos postos de trabalho e a um investimento considerável”. Rui Santos adiantou ainda que “os outros nove lotes estando comprometidos temos a expectativa de que nos próximos dois a três meses possam, também eles, estar escriturados”.

Nuno Augusto, Presidente do Régia Douro Park, disse que as novas empresas que se instalarão nos nove lotes já escriturados “são da área da logística, dos transportes, da distribuição, da mecânica e oficinas, empresas que precisam de áreas relativamente pequenas, mas que irão criar muitos postos de trabalho”.

Seguiu-se a visita à empreitada da nova Área de Acolhimento Empresarial – Polo II – Zona Industrial de Constantim, cuja execução foi dividida em duas fases, encontrando-se a decorrer a fase 1 que contempla uma área de implantação de cerca de 34ha, de um total de 50, onde serão construídos oitenta lotes. Esta fase contempla ainda a execução dos acessos à segunda fase, uma vez que é por lá que irão passar a maior parte das infraestruturas de alimentação a esta fase. A primeira fase deste loteamento, um investimento de cerca de 10 milhões de euros, deverá estar pronta daqui a nove meses, incluindo a ligação das redes de saneamento e águas pluviais. O resto da pavimentação ficará concluída três meses depois.

Com salientou o Presidente da Autarquia “trabalhámos vários anos para adquirir terrenos, foram mais de trezentos proprietários, mais de duzentas parcelas, que permitirão construir oitenta lotes, ficando já as infraestruturas para a segunda fase, na qual serão disponibilizados mais 54 lotes. Com esta resposta todas as empresas que se queiram instalar em Vila Real, e que nós procuraremos ativamente que se instalem em Vila Real, terão espaço para o fazer, num local absolutamente privilegiado, perto da A24, perto da A4, num nó estratégico, melhor localização era quase impossível encontrar”, concluiu.

Rui Santos recordou ainda que a nova zona empresarial “era uma ideia antiga, em 2010, com fundos comunitários aprovados, deixaram cair este empreendimento, nós conseguimos reerguer este objetivo e estamos a concretizá-lo. Dizer também que este processo tem um atraso de pelo menos um ano e meio, já devia estar concluído. Houve uma providência cautelar que demorou a ser despachada. Esta empreitada, que deveria estar hoje a ser inaugurada, está em obra, mas mais vale tarde do que nunca”.

Refira-se que em resultado deste atraso a Câmara Municipal, que tinha uma candidatura aprovada, teve que fazer outra candidatura aguardando o resultado da mesma, sendo expectável que venha a contar com apoio comunitário no valor de 1,5 milhões de euros.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.