DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM 2024

 
 
Para assinalar o Dia Internacional da Reciclagem, que se celebra anualmente a 17 de maio, o Município de Vila Real promoveu, em parceria com a ARCA- Associação para a Recuperação e Conservação Ambiental, uma coleta de resíduos nas margens urbanas do Rio Corgo. Esta atividade teve a ajuda fundamental do Regimento de Infantaria 13 e da Cruz Vermelha Portuguesa- Delegação de Vila Real.
Ao longo de dois trajetos pré definidos nas margens do Rio no Parque Corgo, na zona da Timpeira e perto do Codessais, as equipas institucionais e um grupo de voluntários/as que se juntaram a esta iniciativa, recolheram vários resíduos ali depositados/acumulados, muitos de grandes volumes como colchões de esponja, plásticos, barras de ferro, pneus, alguns resíduos de obras (calhas elétricas, etc), vestuário e tecidos… enfim, daqueles que são resíduos produzidos na atividade humana, foi encontrado um pouco de tudo.
Assim, mais uma vez constatou-se a importância da preservação do meio através de práticas sustentáveis, nomeadamente no correto descarte dos resíduos que cada um de nós produz, mas também a extrema importância do voluntariado, do trabalho altruísta em prol da comunidade.
No início da tarde, juntaram-se à atividade a Professora Andreia e alunos do 11º Ano do Colégio João Paulo II que, no âmbito da disciplina de Filosofia, entrevistaram Mafalda Vaz de Carvalho, da Divisão do Ambiente, questionando o passado, o presente e o futuro das iniciativas promovidas pela autarquia em prol da qualidade ambiental e sobre o papel de cada individuo em toda a dinâmica e estratégia municipal para a separação dos resíduos.
O David e a Mariana (da ARCA) puderam também responder a algumas questões sobre a motivação da criação de uma associação, sem fins lucrativos, que se propõe a intervir na comunidade apenas com o intuito de melhorar a qualidade de vida de todos. Concluiu-se que o papel de cada um de nós na vida em comunidade é fundamental para o equilíbrio da sociedade e tanto mais positivo quanto maior a participação e ação sustentável se adotar. Claro que depois de uma conversa repleta de exemplos de altruísmo e dedicação ao próximo, aquela turma se juntou ao grupo e desceu às margens do Corgo para ajudar na recolha de resíduos.
Sem o Regimento de Infantaria 13, com os elementos ali destacados, com as suas técnicas e ferramentas para melhor se alcançarem as margens do Rio e com a coordenação da operação pelo Sargento Coutinho, não teria sido possível ir, em segurança, tão perto do curso de água onde se encontravam a maioria dos resíduos volumosos. No final da atividade, com muitos sacos de resíduos recolhidos e com a vasta equipa ali presente, constatou-se que, de facto, todos temos um papel preponderante na prevenção e na correção destas situações e que juntos, nas diferentes capacidades e competências, fazemos a diferença!

VERÃO EM MOVIMENTO E GERAÇÃO IN | ABERTURA DE INSCRIÇÕES

 
Os Campos de Férias promovidos pelo Município de Vila Real estão de regresso para auxiliar pais/encarregados de educação na ocupação dos tempos livres das suas crianças e jovens, proporcionando-lhes momentos de diversão e convívio. Para além do “Verão em Movimento”, o Município levará, mais uma vez, a cabo o campo de férias “Geração IN”, uma resposta dirigida a crianças e jovens abrangidos pelas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: medidas seletivas e/ou medidas adicionais.
 
No caso dos campos de férias “Verão em Movimento”, serão realizados 2 campos por quinzena, com o limite máximo de 100 crianças por campo, dos 6 aos 13 anos, decorrendo o primeiro de 1 a 12 de julho e o segundo de 15 a 28 de julho. O período de inscrições será único e decorrerá entre os dias 27 de maio e 07 de junho.
 
No caso dos campos de férias “Geração IN”, serão realizados 4 campos/semanas, com o limite máximo de 20 crianças por campo, dos 6 aos 18 anos. O primeiro campo de férias irá decorrer de 1 a 5 de julho, o segundo de 8 a 12 de julho, o terceiro de 15 a 19 de julho e o quarto de 22 a 26 de julho. O período de inscrições será único e no ato da inscrição os encarregados de educação podem optar por um, dois, três e/ou quatro campos [semanas]. Havendo lista de espera, as crianças/jovens não podem repetir campos [semanas].
 
As inscrições serão efetuadas por ordem de chegada, na secretaria da Piscina Municipal Coberta, das 08h00 às 13h00, para os campos de férias “Verão em Movimento”, e na Divisão de Educação Desposto e Juventude, das 09h00 às 12h30 e das 13h20 às 15h30, para os campos de férias “Geração IN”.
 
É obrigatória a apresentação do Cartão de Cidadão do participante, do NIF do Encarregado de Educação e a entrega da ficha de inscrição devidamente preenchida. As famílias beneficiárias do escalão 1, escalão 2 ou do Cartão de Famílias Numerosas devem apresentar o comprovativo da sua situação. Só é permitida a inscrição, pela mesma pessoa, até ao máximo de 3 participantes.
 
“Verão em Movimento” e “Geração IN” são uma resposta integrada de férias para todos com a, sempre que oportuna, interação entre as suas atividades, quer na programação, quer na sua concretização. Pretende-se que as crianças e jovens possam participar em atividades de carácter diferenciado, tendo em conta o nível de desempenho individual, atividades essas de carácter lúdico, desportivo, lazer e cultural, promovendo-se o contacto com o ar livre, com atividades estimulantes, desafiantes, de valor educativo e que contribuam para o melhor crescimento de todos os participantes.
 
 

ANO LETIVO 2024/2025 | INSCRIÇÃO NOS SERVIÇOS DE APOIO À FAMÍLIA

 
O Município de Vila Real informa que, entre 21 de maio e 30 de junho, se encontra a decorrer o período de inscrição nos serviços de acolhimento, almoço, prolongamento de horário, Programa Livros para Todos e transportes escolares, para o ano letivo 2024/2025.
A inscrição nos serviços de acolhimento, almoço, prolongamento de horário e Programa Livros para Todos deverá ser efetuada on-line, e exclusivamente desta forma. No caso de inscrição pela primeira vez nos Transportes Escolares, relativamente aos mini circuitos e transportes especiais (NEE), a inscrição deverá ser realizada presencialmente, no Gabinete de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal de Vila Real, entre as 8h30 e as 16h00.
Mais se informa que, no próximo ano letivo, a entrega das fichas e/ou manuais será efetuada diretamente pelas livrarias aos pais/encarregados de educação, de acordo com o escolhido no formulário.
 
Os formulários para submissão on-line estão disponíveis nos seguintes links:
 

PROGRAMA BILA SÉNIOR RECEBE DISTINÇÃO

O Programa "Bila Sénior" foi distinguido e reconhecido pela Cidade Social / Município Amigo do Desporto, com o Selo de Qualidade de Programa de Atividade Física Sénior. Esta distinção ocorreu na Casa das Artes de Famalicão, a 20 de maio, durante o XXII Seminário MAD, Envelhecimento Ativo.
O Município de Vila Real desenvolve desde 2004 o “Programa Bila Sénior”, um projeto já enraizado na população Sénior Vila-realense que, para Alexandre Favaios, Vice-presidente e Vereador com o Pelouro do Desporto, se caracteriza por uma frase que faz todo o sentido, "Não Queremos Dar Anos de Vida, mas Vida aos Anos" e que representa a preocupação da Câmara Municipal de Vila Real em proporcionar, gratuitamente, a toda a população sénior do concelho, a partir dos 55 anos de idade, um programa de atividades lúdico-desportivas, devidamente programadas e orientadas por técnicos creditados, de natureza inclusiva, eclética e multilateral.
Marcaram presença na cerimónia de reconhecimento dois utentes do Programa Bila Sénior que estão no projeto desde 2004, o Sr. José Ribeiro dos Santos e a Dona Maria Constança dos Santos, que receberam esta distinção em nome da autarquia, perante uma plateia que os aplaudiu de pé.
O Programa MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO constitui uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha e reconhecimento de boas práticas, de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.

BOM DIA CERÂMICA 2024

Vila Real voltou a comemorar a iniciativa “Bom dia Cerâmica”, com um evento alusivo à Olaria de Bisalhães. Foi possível mostrar como o Barro Preto pode dialogar com outras artes e, inclusivamente, promover encontros intergeracionais.

O anfiteatro da Avenida Carvalho Araújo foi pequeno para acolher este projeto que decorre do facto de o Município de Vila Real pertencer, há cerca de dois anos, à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), que lançou, em Portugal, no último fim-de-semana, esta iniciativa europeia a que deram o nome de “BOM DIA CERÂMICA 2024”.

Além da exposição de peças de Louça Preta de Bisalhães, estiveram presentes neste evento os grandes obreiros desta arte, os Oleiros, que fizeram demonstrações da modelagem das peças, tendo-se criado pequenos ateliers para quem quis experimentar.

A Tuna de Bisalhães marcou igualmente presença neste dia onde, para além de fazer uma lindíssima atuação, serviu de “pano de fundo”, para que a atriz Anabela Nóbrega pudesse fazer uma criativa leitura encenada de uma história, já publicada em livro pelo Município (“Traz, Zas, Taz, Vamos ver como o Oleiro faz”), sobre todo o processo de confeção e cozedura do Barro Preto.

No final, a PT ACADEMY fez uma extraordinária e singular performance, com estilos de dança entre o contemporâneo e as danças urbanas, com a qual procurou recriar todo o processo pelo qual passa o Barro Preto até chegar às mãos do consumidor.

“Mostrou-se como a Olaria pode ser inspiração para outras artes, para outras formas de expressão artística, e que podemos fazer iniciativas que promovam o encontro de culturas e de gerações”, afirmou Mara Minhava, Vereadora da Cultura.

Para além do workshop de Olaria, realizou-se ainda um outro de pintura, ministrado pelo artista plástico Jorge Marinho, que inaugurou, recentemente, uma exposição, no Museu da Vila Velha, a que deu o nome de “As cores do Barro Preto”.

Sublinha-se que aderiram a esta ação de promoção e dinamização da cerâmica duas dezenas de cidades e vilas cerâmicas portuguesas, juntamente com mais de duas centenas a nível europeu, pertencentes a sete países.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.