PARA CÁ DO MARÃO, EMBALAGENS NÃO! COLABORA COM EQUIPA INOVAR PARA O SUCESSO

A equipa operacional do projeto “Para cá do Marão, embalagens, não!”, em estreita colaboração com a Equipa Multidisciplinar Inovar para o Sucesso (EMIS), preparou um conjunto de atividades para o público escolar com a temática da economia Circular e política dos 5 R’s – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar.
Neste sentido, a Divisão do Ambiente, em parceria com a equipa EMIS, estreou, no passado dia 6 de maio, a atividade “Quantas pontas tu contas?” dedicada à economia circular das pontas de cigarro, com enfoque na legislação que prevê o combate aos resíduos de cigarros na via pública.
Nesta atividade, após um enquadramento sobre os malefícios do tabaco para a saúde individual e para a saúde pública, o impacto nocivo dos seus resíduos no meio ambiente, assim como sobre o potencial circular das pontas de cigarro como matéria-prima, os/as alunos/as foram desafiados para, em 20 minutos, coletarem na envolvente da sua escola o maior número de pontas possível, tendo esta ação resultado na recolha de cerca de 3000 unidades.
Esta iniciativa ocorreu no âmbito do projeto “Para cá do Marão embalagens não!” e da sua missão para a Educação Ambiental, e tem como objetivo principal chamar a população juvenil a repensar os seus hábitos do dia-a-dia e a refletir sobre a sua contribuição para a pegada ecológica do planeta.
O projeto “Para cá do Marão embalagens não!” é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Secretaria Geral do Ambiente.

MÊS DA JUVENTUDE 2022

O Mês da Juventude está de regresso para a edição de 2022, contando com mais de duas dezenas de atividades preparadas pelo Município a pensar nos jovens Vila-realenses, abordando temas como a criatividade, a solidariedade, o voluntariado e o meio ambiente. Neste que é o Ano Internacional da Juventude, o município escolheu precisamente o Dia da Europa, celebrado a 9 de maio, para apresentar o programa de atividades que teve início a 30 de abril, com a iniciativa Bila Jovem Solidário, no âmbito da qual cerca de 75 escuteiros do Agrupamento 295 de Nossa Senhora da Conceição participaram numa ação de recolha de lixo no Parque Natural do Alvão.


A Gala Miss e Mister Escola Vila Real 2022 e a mostra de vestidos reciclados "Juventude&Eco", no dia 11 de maio, no Teatro Municipal, Aconchego ao Lar, no dia 21, e a Mostra da Juventude, no dia 28, são outras das iniciativas que marcam a edição deste ano que, após dois anos de interregno devido à pandemia, regressa em força. A Arte na Rua, durante todo o mês de junho, está também de volta, com o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos realizados nas escolas, através da sua divulgação e exposição em diversos espaços da cidade de Vila Real, com particular incidência na Praça do Município.


O Vereador do Pelouro da Juventude, Alexandre Favaios, assinalou esta data como sendo um dia muito feliz para os jovens vila-realenses, aproveitando a ocasião para anunciar o início do processo de elaboração do Plano Municipal para a Juventude, um documento que resultará de uma vontade já existente por parte da autarquia e de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem. Seguem-se agora vários momentos de auscultação e diagnóstico, num caminho que resultará na materialização de estratégias e políticas de apoio às gerações futuras e num aproximar dos mais novos ao Município de Vila Real.

Consulte o programa completo neste link.

MUNICÍPIO ANUNCIA PLANO MUNICIPAL PARA A JUVENTUDE

O Município de Vila Real anunciou, em conferência de imprensa, o início do processo de elaboração do Plano Municipal para a Juventude. Neste que é o Ano Internacional da Juventude, o município escolheu precisamente o Dia da Europa, celebrado a 9 de maio, para tornar público o caminho que levará à construção de um fundamental documento estratégico para a definição das políticas municipais para a juventude.

Este projeto, que resulta da junção de uma vontade antiga do Município de Vila Real e de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem, consistirá no desenvolvimento de um programa integrado de apoio ao setor da juventude, de forma a definir estratégias e políticas de apoio ao associativismo juvenil, através de projetos, e atividades municipais na área da juventude, que contribuam para a valorização e reconhecimento, criando oportunidades sustentadas de fixação de jovens com grande potencial, capazes de imprimir uma cultura de maior dinamismo, invertendo a tendência de fuga do interior transmontano.

A construção do Plano Municipal para a Juventude é um processo que conhecerá vários momentos. Numa primeira fase, serão levadas a cabo ações de sensibilização e auscultação, presenciais e online, dos jovens e entidades consideradas relevantes nas matérias, onde se incluem as escolas, as juntas de freguesia e o tecido associativo, os dirigentes das diferentes estruturas/pelouros do Município, as associações de estudantes, escuteiros, IPDJ, IEFP, UTAD, conselhos municipais, entre outras. Em seguida, serão criadas equipas de trabalho de acompanhamento do projeto, que farão a análise e tratamento dos conteúdos recolhidos. Numa última fase, o projeto será apresentado publicamente, sendo expectável que, até ao final de 2022, esteja disponível para consulta pública e que as linhas estruturantes sejam apresentadas ao conselho municipal da juventude, assim como ao executivo e assembleia municipais.

O Vereador do Pelouro da Juventude, Alexandre Favaios, assinalou esta data como sendo um dia muito feliz para os jovens vila-realenses, antecipando um futuro mais risonho para as novas gerações. Este será um Plano Municipal da Juventude criado pelos Jovens e para os Jovens, refletindo suas reais necessidades, anseios e aspirações, as suas prioridades e interesses.

MUNICÍPIO DE VILA REAL NO BIOBLITZ 2022

O município de Vila Real foi convidado, enquanto associado da Fundação Serralves, para participar na 8ª edição do evento BioBlitz, que decorreu de 2 a 8 de maio. A participação Vila-realense, que resultou da articulação entre o Centro de Ciência de Vila Real e os pelouros do Ambiente e da Educação, aconteceu no dia 4 de maio, enquadrada no Programa Escolas, que decorreu de 2 a 6 de maio, no âmbito do qual as escolas foram convidadas a experienciar e vivenciar o magnífico património natural do Parque de Serralves. “Caixa-ninho” e “Estampagem com tintas naturais” foram as atividades desenvolvidas pelo município Vila-realense nas quais participaram, de forma entusiasta, mais de 150 crianças.
O BioBlitz é um evento pedagógico e científico de referência, promovido pela Fundação Serralves, pelos Municípios associados e pela LIPOR, no âmbito da educação e sensibilização para o Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade, que procura dar a conhecer a fauna e flora do Parque de Serralves e promover a consciencialização da comunidade educativa e público em geral, para a importância da biodiversidade, através da conexão entre metodologias exploratórias, científicas, artísticas e culturais, para a construção de uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, inspirada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, “Proteger a Vida Terrestre”.
E porque não há planeta B, certamente que com a participação nesta iniciativa de sensibilização para a preservação do nosso planeta, Vila Real continua a afirmar-se como destino da biodiversidade e a trabalhar por um Planeta + sustentável.

PROGRAMA INOVAR PARA O SUCESSO ATÉ JUNHO NAS ESCOLAS

O Município de Vila Real anunciou o prolongamento do projeto Inovar para o Sucesso, programa que nos últimos três anos combateu o insucesso e o abandono escolar nos dois agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho de Vila Real, na sequência da candidatura apresentada ao Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). Com conclusão, inicialmente, prevista para fevereiro de 2022 e, uma dotação orçamental de 930 mil euros, fruto de uma reprogramação da parte do município com a entidade gestora, foi possível fazer um reforço de 75 mil euros, o que permitiu assegurar a sua continuidade até ao final do corrente ano letivo.


O Vereador do Pelouro da Educação, Alexandre Favaios, fez o balanço destes três anos do projeto, dando ainda a conhecer algumas das atividades que serão realizadas, de forma concertada e direcionada para as necessidades identificadas por cada uma das escolas parceiras, sublinhando que as atividades programadas, no âmbito deste reforço de dotação do projeto, são o resultado da articulação entre o município, a sua entidade consultora e as direções dos Agrupamento de Escolas Diogo Cão e Morgado Mateus e Escola Secundária Camilo Castelo Branco e Escola Secundária São Pedro.


Assim, até ao final do presente ano letivo, a Equipa Multidisciplinar Inovar para o Sucesso (EMIS) continuará a desenvolver a sua missão nas escolas, promovendo o sucesso educativo, mas também muitas atividades direcionadas para a promoção do bem-estar e a abordagem do indivíduo como um todo, substanciando o trabalho das competências sociais e profissionais, continuando, assim, a promover uma educação inclusiva e ativa.
Depois de um contexto pandémico de dois anos, com grandes condicionamentos na prática letiva, entendeu-se que, na preparação da abertura “normal” do próximo ano educativo, esperada por todos, será vantajoso desenvolver, já, um conjunto de ações que estejam nitidamente direcionadas para trabalhar alguns conceitos e competências que possam ter sido, eventualmente, mais comprometidas durante este período, garantindo, assim, a promoção contínua do sucesso dos discentes.


O Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar contemplou um conjunto de ações, nomeadamente, a criação de uma Equipa Multidisciplinar, Oficinas Pedagógicas e Literacias para o Séc. XXI – Metodologias Inovadoras. Os objetivos traçados no sentido de melhorar o sucesso educativo dos alunos, reduzindo as saídas precoces do sistema educativo e combatendo o insucesso escolar, foram alcançados pelo que a extensão do programa contou com apoio unânime das direções das escolas que manifestaram publicamente a pertinência e a necessidade da continuidade deste projeto, cujos resultados positivos estão comprovados.

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