Melhores Transportes de Passageiros em Tanha e Nogueira

tanhaAs populações de Tanha e de Nogueira reivindicam, há vários anos, que os autocarros de transporte de passageiros da Auto Viação do Tâmega vindos da Régua em direção a Vila Real e vice-versa passem a ir ao centro das respetivas localidades.
Esta alteração evitaria que os utentes, particularmente os estudantes, no âmbito dos transportes escolares, tivessem que se deslocar ao longo da Estrada Nacional 313, numa distância entre 750 metros, no caso de Nogueira, e 2.000 metros, no caso de Tanha, com todos os perigos que isso acarreta.
Tratando-se de uma via rodoviária bastante movimentada, onde se praticam velocidades bastante elevadas, situação agravada pela introdução de portagens na A24, a necessidade de atravessamento da EN313 já provocou alguns lamentáveis acidentes no passado. Situação para a qual o Executivo Municipal foi alertado pelas populações daquelas localidades, na última reunião descentralizada, que decorreu em Nogueira.
No âmbito da Rede Municipal de Transportes Escolares, já tinha sido acordado com a empresa Auto Viação do Tâmega que nos horários da manhã e do final do dia, o autocarro que serve estas localidades se deslocaria ao centro das aldeias de Nogueira e de Tanha, beneficiando, assim, a população daquelas aldeias, particularmente os alunos que frequentam o ensino básico e secundário na cidade de Vila Real.
A partir de agora, após diligências levadas a cabo pelo Município, que assumirá os custos inerentes a esta alteração, os autocarros que servem aquelas localidades passarão, também, a deslocar-se ao centro das mesmas nos horários das 11h30 e das 13h30. Esta medida procura melhorar a segurança de todos os passageiros e promover o acesso geral ao bem essencial que é a educação.

JÁ COMEÇOU A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MONITEDU

moniteduNo passado dia 15 de janeiro deu-se início à implementação do Programa MonitEdu, com o qual o Município pretende criar, sistematizar e implementar um conjunto de regras, procedimentos e metodologias, com vista a um melhor funcionamento e a uma adequada monitorização e avaliação do serviço de almoço, das atividades de animação e de apoio à família (AAAF) nas Escolas do EB1 e da componente de apoio à família (CAF) nos Jardins de Infância da rede pública do concelho de Vila Real.
Relativamente ao serviço de almoço, no âmbito do Monitedu, definem-se neste programa vários níveis de intervenção, intervenientes e ações a desenvolver, no âmbito da supervisão e monitorização deste serviço. Assim, e na primeira visita da Comissão de Acompanhamento das Refeições Escolares, realizada ao refeitório de um estabelecimento escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, concretamente à EB1 nº 2 de Vila Real - BSVP, estiveram presentes 1 representante do Município de Vila Real, 1 representante da EUREST em Vila Real, 1 representante de cada uma das Direções dos Agrupamentos de Escolas, 1 representante de cada uma das Associações de Pais e Encarregados de Educação dos Agrupamentos de Escolas e 1 representante dos pais e encarregados de educação deste estabelecimento de educação, sendo que no dia 28 do corrente mês foi realizada a segunda visita, neste caso a um refeitório de um estabelecimento escolar do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus, concretamente à EB1 nº7 – Araucária.
De referir que no final de cada período letivo, realizar-se-á uma reunião da avaliação sobre o funcionamento das AAAF, da CAF e do serviço de almoço, sendo que desta deverá ser lavrada ata, a qual será remetida ao Conselho Municipal de Educação de Vila Real, para efeitos de conhecimento, discussão e apresentação de eventuais propostas ao Executivo Municipal, para aplicação no período letivo seguinte, sempre que possível, no sentido de se proceder a ajustamentos que visem uma melhoria da prestação dos serviços neste âmbito.

ATIVIDADE FÍSICA DAS FREGUESIAS

bila seniorO programa "Bila Sénior >55" representa a preocupação da Câmara Municipal de Vila Real em proporcionar, gratuitamente, a toda a população sénior do concelho, a partir dos 55 anos de idade, um programa de atividades lúdico-desportivas, devidamente programadas e orientadas, de natureza inclusiva, eclética e multilateral.
Este programa abrange atualmente as 20 freguesias do concelho de Vila Real, numa atividade regular que acontece duas vezes por semana, em cada freguesia, e abarca um total de 388 cidadãos. A implementação deste programa teve como principais objetivos detetar problemas que afetam as populações menos jovens, atrair essa faixa etária para a prática de exercício físico regular, melhorar a sua condição cardiorrespiratória, muscular, óssea, funcional e cognitiva, bem como promover automatismos físicos e mentais que melhorem o seu dia-a-dia, ocupando os seus tempos livres de uma forma lúdica, o que representa inquestionáveis benefícios para a sua saúde. Pode aderir ao programa toda população residente no concelho de Vila Real, com mais de 55 anos de idade, devendo para esse efeito obter toda a informação junto da respetiva Junta de Freguesia.

ALTERAÇÃO AO PLANO INTERMUNICIPAL DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO DO ALTO DOURO VINHATEIRO – RESULTADOS DA DISCUSSÃO PÚBLICA

logo douroNa sequência do procedimento de discussão da proposta de alteração ao Plano Intermunicipal de Ordenamento do Território do Alto Douro Vinhateiro, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Douro, deliberou, na sua 51ª reunião de 28 de janeiro de 2015, aprovar o Relatório de Ponderação da discussão pública e acolher as propostas nele apresentadas.
Nesta conformidade e nos termos e para os efeitos previstos no número 8 do artigo 77º do Regime Jurídico dos Instrumentos de gestão Territorial (aprovado pelo Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de setembro, na sua redação atual), torna-se público que estão disponíveis em www.piotadv.cimdouro.pt, no separador “Tramitação” as pronúncias recebidas e o Relatório de Ponderação aprovado, que podem também ser obtidos directamente em:
- Pronúncias recebidas: https://app.box.com/s/jjiwn51wur1l7ujz37xme5ecmyvhjuzh
- Relatório de ponderação: https://app.box.com/s/3a9dqj6zwvq2v4cm612s475lqkcb1599

PROJETO MURBE – MORCEGOS “URBANOS”

murbeO Município de Vila Real e o Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA) da UTAD apresentam à comunidade um projeto piloto inovador de educação ambiental e de conservação de Morcegos em ambiente urbano. No âmbito da Ação 2 – Gestão Sustentável da Biodiversidade do projeto “Proteger é Conhecer”, em particular no que se refere à conservação de morcegos, o Município de Vila Real e o LEA propõem-se desenvolver e executar um projeto, denominado MUrbe – Morcegos “Urbanos”, que terá como principal objetivo implementar um conjunto de medidas que visem o aumento da disponibilidade de abrigos para morcegos na cidade de Vila Real e a conservação das espécies que os utilizam.
Os morcegos constituem o grupo de vertebrados sobre o qual existem menos estudos produzidos na Península Ibérica, em particular no que concerne às espécies florestais. Em Portugal continental estão descritas 25 espécies de morcegos, das quais 20 estão presentes no concelho de Vila Real.
O MUrbe prevê a instalação de 70 caixas-abrigo, ao longo do mês de fevereiro, em ambientes urbanos como o Jardim da Carreira, Jardim de N. Sr.ª da Conceição, Parque Corgo, Eco-Campus UTAD, Parque Florestal e em espaços verdes de algumas escolas do concelho (Eco-escolas). O projeto é inovador ao nível da educação ambiental e de conservação de morcegos em ambiente urbano. Pretende-se aumentar a disponibilidade de abrigos para morcegos na cidade, compensando eventual destruição dos abrigos naturais, fruto da expansão urbanística e pressão populacional
As condições e tipologia dos abrigos desempenham um papel fulcral na ecologia e adaptação dos morcegos. Os abrigos são locais de extrema importância para a sobrevivência e reprodução dos morcegos. Dependendo de cada espécie, a seleção dos abrigos reflete as necessidades energéticas e ecológicas do seu ciclo de vida anual, sendo o microclima proporcionado pelos abrigos um dos fatores preponderantes.
Este projeto promoverá a participação ativa de vários públicos-alvo, em especial a população estudantil das diferentes faixas etárias e níveis de formação (desde escolas primárias ao ensino superior), nomeadamente na monotorização da eficácia e na interpretação do significado ecológico das consequências destas medidas.

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