A DECO, com o Apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos do Consumidor e do Município de Vila Real, promoveu em Vila Real uma sessão da Campanha Informativa "Água: Um bem público ao seu serviço", direcionada para os bairros sociais do concelho. Esta campanha tem como objetivo sensibilizar os consumidores para a importância do uso eficiente da água e alertar para as perdas e desperdícios.
Para além destes objetivos, a sessão pretendeu também informar os consumidores presentes sobre a existência de tarifários reduzidos, nomeadamente para famílias em situação de carência económica (tarifa social). É ainda um objetivo desta campanha dotar os consumidores de instrumentos que lhe permitam conhecer a organização do setor e compreender as diferentes terminologias, preços e consumos, descritos na fatura.
A autarquia, através da EMARVR, empresa municipal responsável pela gestão de água e resíduos, tem procurado, também, diminuir as perdas de água, por forma a poder reduzir custos. Recorde-se que o Município, no início do corrente ano, anunciou que em resultado de práticas de gestão de grande rigor e do esforço de todos os colaboradores da EMARVR foi possível reduzir os custos e perdas de água e aumentar a eficiência através da maximização dos recursos próprios da empresa, o que se traduziu numa redução da fatura da água para os consumidores domésticos e empresas de 8%, em média, durante o ano económico de 2015, sem comprometer a viabilidade económico-financeira da empresa.
Reconhecendo-se a importância destas sessões de esclarecimento, outras semelhantes, abertas a toda a população, poderão ser realizadas no futuro próximo.