Rede de águas pluviais e rede de esgotos no Buraco Sagrado

emarlg2Poderá parecer estranho que em 2018 uma capital de distrito, como é Vila Real, ainda tenha que dedicar avultados recursos e atenção a satisfazer necessidades básicas de saneamento da população. Mais estranho ainda quando é sabido que os quadros comunitários anteriores, ao contrário do atual, tinham previstas verbas generosas para esta temática, que foram utilizadas por tantas das autarquias Portuguesas.

Mas desde que o atual Executivo Municipal assumiu a gestão autárquica, em 2013, percebeu rapidamente que Vila Real se encontrava numa situação diferente daquela que sempre se tinha afirmado existir. Que à exceção da maioria da zona urbana e de alguns aglomerados habitacionais periurbanos, a oferta de saneamento básico à população era muito escassa. De facto, a taxa de cobertura de saneamento básico em Vila Real pouco ultrapassava os 60%, o que representava um problema ambiental, mas também de salubridade e qualidade de vida.
Foi por isso que se apostou num projeto de grande envergadura, que representa um investimento total superior a 20 milhões de euros e que elevará a taxa de cobertura do saneamento básico para valores muito próximos da média nacional, acima dos 80%. Projetos que foram preparados e candidatados a fundos comunitários com sucesso, mas que ainda assim representam um grande esforço financeiro do Município. Este investimento foi essencialmente direcionado para territórios que ficam fora da malha urbana de Vila Real, demonstrando assim que não são feitas distinções entre urbano e rural, entre aldeias e cidade.
Agora que esse grande investimento em saneamento se encontra perto da conclusão, o Município poderá começar a direcionar recursos para a resolução de situações de menor dimensão, mas igualmente importantes. É o caso do chamado “Buraco Sagrado”, em plena cidade de Vila Real, junto à Vila Velha, que até hoje não é servido por esse serviço básico. Trata-se de uma zona de difícil acesso, com desníveis acentuados, mas cujos moradores há muitos anos, legitimamente, reivindicavam saneamento básico.
Assim, hoje, dia 3 de agosto de 2018, foi aprovado em reunião de Câmara Municipal o relatório final do concurso público que o Município lançou, com vista à criação de uma Rede de Águas Pluviais e Rede de Esgotos no “Buraco Sagrado”. Esta obra representará um investimento de 93.664,00€ acrescido de IVA, e tem um prazo de conclusão previsto de 120 dias, após a adjudicação à empresa vencedora do concurso.
Com esta obra o Município continua a alargar a taxa de cobertura de saneamento básico do concelho, não só melhorando este indicador, como indo ao encontro da vontade e necessidade dos cidadãos.
Para terminar, recorde-se que a par do investimento em novas infraestruturas, o Município tem procurado incrementar a eficácia e eficiência da infraestrutura existente. O nível de perdas da rede de água de Vila Real era insuportável e significava um desperdício de recursos fundamentais, que todos tinham que pagar. Ao melhorar em cerca de 20 pontos percentuais os níveis de perda, foi possível manter o equilíbrio financeiro da empresa de água e resíduos - EMARVR, baixando em 10% a fatura ao consumidor final.

Introdução de sentido único na Ponte Metálica

ponteA transposição entre as duas margens do rio Corgo na zona urbana da cidade é atualmente feita em três locais: ponte da Timpeira, viaduto do Codessais e ponte metálica.
Se nos dois primeiros locais a possibilidade dos dois sentidos de circulação é mais ou menos pacífica, já o mesmo não se poderá dizer na ponte metálica.
Por seu turno, a rede viária da cidade de Vila Real, à semelhança de qualquer outra cidade, tem a sua capacidade limitada, sendo que os problemas de tráfego, nomeadamente os decorrentes dos habituais congestionamentos, que no nosso caso ainda não são assumidos como preocupantes.
Contudo, importa conhecer a evolução havida no aumento da taxa de motorização na cidade de Vila Real, quando comparada com a média nacional, para concluirmos da necessidade de invertermos esta tendência através da adoção de uma estratégia integrada e sustentada – que neste momento se encontra em fase de elaboração através dos diversos estudos nos domínios do Planeamento Urbano, da Mobilidade e dos Transportes – que procure resolver de forma gradual alguns dos inconvenientes com que a cidade de Vila Real se vem defrontando ao longo das últimas décadas.


CIRCULAÇÃO NA PONTE METÁLICA
Hoje, a cidade de Vila Real é diariamente confrontada com um número significativo de movimentos pendulares nos sentidos poente/nascente e vice-versa, resultantes da localização periférica e oposta dos dois maiores polos geradores de tráfego: o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
As deslocações poente/nascente, excetuando as que se fazem via IP4/Ponte da Timpeira, são maioritariamente realizadas através de dois percursos principais:
1. Avenida da Noruega/Av. Cidade de Ourense/Rua D. Pedro de Castro/Rua Gonçalo Cristóvão/Rua Margarida de Chaves/Pioledo/Rampa do Calvário/ Av. Almeida Lucena/Av da Europa/Avenida da Universidade;
2. Av. da Noruega/Rua Miguel Torga/Av. 1º de Maio/Rua Miguel Bombarda/Av. 5 de Outubro/Rua Dr. Augusto Rua/Rua Visconde Carnaxide/ Av. da Universidade/Praça da Galiza (ou Rua Madame Brouillard/Praça da Galiza).
É precisamente neste segundo itinerário que importa atuar no imediato, pois é nele que, nas horas de ponta, se verifica a maior fila de espera que, por vezes, vai desde o Hotel Mira Corgo até ao chamado cruzamento da Areias.

As causas deste problema são as seguintes:
• Primeiro - a via de stockagem existente na Avenida 1º de Maio, destinada aos veículos que pretendem seguir em direção à ponte metálica não é suficiente para albergar toda a procura existente;
• Segundo - não é possível aumentar essa via de stockagem, face ao perfil transversal da Av. 1º de Maio, à existência de árvores e estacionamento do lado do vale do Corgo e à largura dos passeios;
• Terceiro - porque mesmo que fosse possível aumentar essa faixa de stockagem, a capacidade de escoamento para a ponte metálica dificilmente acomodaria tanta procura, face à necessidade de se garantir o escoamento de veículos na ponte, no sentido oposto (estação/Areias), e à necessidade de garantir as condições de funcionalidade do ciclo semafórico existente.
Em face desta constatação importa encontrar uma solução que atenue e minimize os inconvenientes que se verificam atualmente, sabendo-se de antemão que, qualquer que seja a solução encontrada, ela nunca colherá a unanimidade.
Com vista a sustentar tecnicamente a proposta, solicitou-se aos serviços municipais a realização de contagens de tráfego nos três dias mais significativos de uma semana (terças, quintas e sextas), durante o período compreendido entre as 8h30 e as 9h30 e entre as 17h30 e as 19h30. Para além destas, também foram considerados o Plano de Mobilidade Sustentável da Douro Alliance e o Estudo de Tráfego para a Cidade de Vila Real, em elaboração pela Universidade de Coimbra. Todos apontam para a solução hoje aprovada em reunião de Executivo Municipal.
O tratamento dos dados recolhidos permite concluir que:
a) na rotunda da Avenida Carvalho Araújo há um predomínio do movimento direcional que se dirige para a Avenida 1º de Maio, que se aproxima dos 70%;
b) no “cruzamento da Areias” há uma nítida supremacia do movimento direcional de viragem à direita (em direção à ponte metálica), que ronda os 80%, quando comparado com o que segue em frente;

Perante estes dados é por demais evidente que a existência de filas de espera na Av. 1º de Maio resulta essencialmente:
a) de um número substancialmente maior de veículos que pretende ter como destino a ponte metálica;
b) da inexistência, na Av. 1º de Maio, de uma via dedicada de viragem à direita, para a ponte metálica, capaz de albergar todos os veículos que pretendam tomar esse destino;
c) de um ciclo semafórico já perto da saturação, facto que desaconselha o aumento da fase verde relativa aos veículos da Av. 1º de Maio que pretendam virar para a ponte metálica, por promover o aumento da fila de espera em sentido contrário.
Em face do exposto afigura-se oportuno, e a título experimental, introduzir o sentido único na ponte metálica, assegurando o Município que irá monitorizar o desempenho da medida e o seu impacto na restante rede viária, nomeadamente na avenida da Europa e na “rotunda das boxes”, a fim de se poderem retirar as devidas conclusões. Esta medida será implementada a partir do dia 10 de agosto.

App do Município de Vila Real com informações turísticas

app turismoHá cerca de um ano, a Câmara Municipal de Vila Real lançou uma aplicação móvel e gratuita, para plataformas IOS e Android, com vista a uma maior aproximação aos cidadãos, quer aqueles que residem em Vila Real, quer aqueles que a visitam.
Entre outras funcionalidades, esta aplicação permite à população local e aos visitantes um acesso facilitado a várias informações municipais, nomeadamente notícias do concelho, agenda cultural da autarquia e do teatro municipal, condições meteorológicas e pontos de interesse de Vila Real, como o Palácio de Mateus, o Santuário de Panóias, museus, o centro de ciência viva ou jardim botânico na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Inclui ainda uma funcionalidade de contacto direto com a autarquia, em que qualquer pessoa poderá usar a aplicação para denunciar um buraco na estrada, um muro caído ou qualquer outro problema ou dificuldade, bastando tirar uma fotografia e enviar diretamente.
Na altura do seu lançamento, foi referida a intenção do Município e desenvolver uma funcionalidade mais vocacionada para o Turismo, incluindo informação em línguas estrangeiras. Assim, a partir de agora, é possível descobrir todos os locais onde comer, onde ficar, o que visitar e até mesmo consultar a agenda municipal em quatro línguas, o português, o inglês, o francês e o espanhol. Estas 4 línguas deverão ir ao encontro das necessidades da maioria dos visitantes de Vila Real.
A navegação é intuitiva e funcional, sendo facilmente percetível em qualquer das línguas disponíveis. Todos os restaurantes, locais onde ficar, locais para visitar e até mesmo a própria agenda têm sempre fotografias sugestivas. Os locais onde comer apresentam mais de 50 restaurantes espalhados pela cidade de Vila Real e arredores, todos com uma fotografia da fachada e de um dos pratos ali confecionados.
A aplicação é georreferenciada, e por isso apresenta automaticamente os locais mais perto do utilizador, permitindo descobrir facilmente restaurantes ou locais onde pernoitar. É ainda possível obter direções de imediato, através do Google Maps, assim como os vários contactos de telefone e de email de cada local.
Recorde-se que esta aplicação foi desenvolvida pelo próprio Município de Vila Real.

Banco de Livros Escolares – Os nossos livros usados poderão ser bem partilhados

blivrosOrientado para as Famílias com crianças em idade escolar, que sejam residentes no concelho, atendendo, com especial importância, à situação económica de alguns agregados familiares, o Município de Vila Real volta, no ano letivo 2018/19, a promover a troca de manuais escolares através do projeto Banco de Livros Escolares – Os nossos livros usados poderão ser bem partilhados.
Atendendo às políticas de apoio à Família que o atual executivo municipal tem vindo a implementar, este projeto visa promover a troca gratuita de livros escolares usados, do 5º ao 12º ano, apoiando as Famílias na redução dos encargos com as despesas escolares, promovendo com atitudes de solidariedade, o estudo e o sucesso escolar.
Assim, o Banco de Livros Escolares está disponível até ao próximo mês de outubro, na Biblioteca Municipal de Vila Real, pelo que os interessados poderão desde já entregar ou levantar os manuais escolares.

Declaração da Situação de Alerta

pcivilFace às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do Ministro da Administração Interna assinou, esta quarta-feira, o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 2 e 6 de agosto, para a globalidade do território continental.

No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementas as seguintes medidas de caráter excecional:
- Elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas, considerando-se para o efeito autorizada a interrupção da licença de férias e/ou suspensão de folgas e períodos de descanso;
- Aumento do grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial, pelas entidades competentes das áreas da saúde e da segurança social;
- Mobilização em permanência das equipas de Sapadores Florestais;
- Mobilização em permanência dos Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza que integram o dispositivo de prevenção e combate a incêndios;
- Aumento do nível de prontidão das equipas de resposta das entidades com especial dever de cooperação nas áreas das comunicações (operadoras de redes fixas e móveis) e energia (transporte e distribuição);
- Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
- Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que possam ter sido emitidas, enquanto vigorar a Situação de Alerta;
- Dispensa do serviço público dos trabalhadores da Administração Pública que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário;
- Dispensa dos trabalhadores do setor privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário, nos distritos para os quais tenha sido Declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho pela ANPC;
- Recurso aos meios disponíveis previstos no Plano Nacional e nos Planos Distritais de Emergência de Proteção Civil.

O Governo acompanha em permanência o evoluir da situação operacional e apela aos cidadãos para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado.

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  geral@cm-vilareal.pt

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