O Executivo Municipal continua a promover uma governação de proximidade através da realização de reuniões públicas descentralizadas. Exemplo disso foi a penúltima reunião descentralizada, na freguesia de Nogueira, onde foi relembrada a reivindicação das populações de Nogueira e Tanha de verem os transportes de passageiros, nomeadamente de estudantes, a deslocar-se ao centro das localidades de Tanha e Nogueira, por questões de segurança. Esta solicitação já se arrastava há já alguns anos e foi resolvida na semana seguinte à realização da reunião.
A última reunião descentralizada realizou-se no dia 23 de fevereiro na freguesia de Mateus. A Câmara Municipal de Vila Real, consciente das dificuldades financeiras com que as juntas de freguesia se debatem tem procurado garantir o financiamento necessário para a realização de algumas obras de extrema importância nas freguesias do Concelho, promovendo a desconcentração e a descentralização, através da celebração destes contratos-programa. Esta forma de aproximar o poder local das populações tem sido profícua e muito bem recebida, contando sempre com uma boa adesão e participação dos munícipes que aí fazem chegar as suas preocupações e necessidades.
Assim, da ordem de trabalhos, entre outros assuntos, constou a celebração de um contrato programa com aquela Junta de Freguesia, com vista a garantir a comparticipação financeira municipal para a execução das obras de requalificação da Rua da Raia. Foi também aprovado o estudo prévio para alargamento e repavimentação da rua de Sto. Isidro, mantendo o revestimento em cubo como o atualmente existente e eliminando a calçada à portuguesa. A alteração do perfil do arruamento com dois sentidos, destina-se a garantir a possibilidade de cruzamento de duas viaturas em toda a sua extensão.
Nesta reunião foi ainda votado favoravelmente o protocolo de cooperação entre o Município de Vila Real e o Agrupamento de Escolas Morgado Mateus que, no âmbito do Projeto do Desporto Escolar, pretende implementar um Centro de Formação Desportiva de Natação (CFDN). O Município de Vila Real, no âmbito das suas competências procurará sempre apoiar as atividades educativas e/ou desportivas das escolas, incentivando e patrocinando todos os projetos que contribuam para o enriquecimento curricular e pessoal dos alunos.
REUNIÃO DESCENTRALIZADA DO EXECUTIVO MUNICIPAL | MATEUS
Notícias
Acessos: 1477