Dando continuidade ao processo de melhoria dos pontos de deposição e recolha de resíduos no concelho, após a FASE I, dedicada à requalificação de alguns pontos de recolha subterrâneos, e a FASE II, que incidiu na substituição do parque de contentores para resíduos indiferenciados (não valorizáveis, destinados a aterro) e na substituição de contentores castanhos para resíduos orgânicos alimentares em vários pontos de recolha, o Município de Vila Real deu início à FASE IV da Requalificação dos Pontos de Deposição de Resíduos.
Esta nova fase, financiada pelo NORTE 2030, no âmbito dos investimentos em baixa na gestão de resíduos urbanos, prevê a instalação de 33 BOX destinadas à deposição de Resíduos Orgânicos Alimentares. Estas estruturas vêm reforçar os pontos de deposição subterrâneos e integram contentores de 360 litros de capacidade, protegidos por uma estrutura rígida e equipados com uma sobretampa de menores dimensões, concebida para evitar e dissuadir a deposição indevida de resíduos de outros fluxos.
Esta medida visa reduzir a contaminação dos resíduos orgânicos, que compromete todo o processo de valorização e sustentabilidade, muitas vezes provocada pela colocação deliberada de resíduos inadequados nos contentores castanhos.
O Município apela a todos os produtores de resíduos para que façam um uso consciente e responsável do parque de contentores existente em todo o concelho, evitando a deposição de resíduos no exterior e encaminhando corretamente os resíduos valorizáveis, de acordo com a sua tipologia, para os Ecopontos azuis, amarelos, verdes, castanhos e oleões.
Nos novos contentores castanhos devem ser depositados apenas:
✔️ resíduos alimentares
✔️ guardanapos de papel
✔️ saquetas de chá
✔️ borras de café
Para mais informações ou esclarecimentos:
