Foi assinado, hoje, dia 10 de outubro, um novo Protocolo de Gestão do Parque Florestal de Vila Real, entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. e o Município de Vila Real. Trata-se da renovação de um compromisso que já existia entre estas duas instituições, através de um outro Protocolo que teve a duração de 10 anos e terminou em Dezembro de 2013.
Este novo protocolo, assinado igualmente por um período de 10 anos, mantém o mesmo objetivo genérico que o anterior: A Câmara Municipal substitui-se ao agora ICNF na gestão e manutenção do Parque Florestal de Vila Real, porque entende que este espaço verde, integrado no conjunto do Parque Corgo, complementa-o e confere-lhe uma outra dimensão. Trata-se de um espaço verde no centro urbano da cidade, constituindo-se num corredor verde que liga as duas margens do rio Corgo, sendo uma das portas de entrada no parque corgo, a partir do centro da cidade.
Apesar da manutenção dos mesmos objetivos gerais, a Câmara Municipal pretende ser mais ambiciosa com este novo protocolo. O atual executivo municipal considera que, ao longo dos últimos anos, o Município não olhou para este espaço com a atenção que ele exige pelo que, nesta nova fase, pretende-se que este espaço se constitua, conjuntamente com o Parque Corgo, como um local de desenvolvimento das mais diversas atividades de ar livre.
Nesse sentido, serão efetuados um conjunto de investimentos neste espaço com vista à sua melhoria, concretamente ao nível da iluminação pública, a melhoria dos espaços de acolhimento dos visitantes, a melhoria dos espaços ajardinados, e a instalação e melhoria dos equipamentos de lazer e desportivos, nomeadamente o recinto desportivo e o circuito de manutenção.
PROTOCOLO DE GESTÃO DO PARQUE FLORESTAL DE VILA REAL RENOVADO E MELHORADO
Notícias
Acessos: 4985