Como é tradição, o Município de Vila Real, realizou a 13 de janeiro, o XXIX Encontro de Cantadores de Janeiras no grande auditório do Teatro de Vila Real. Este costume popular completa a sua 29ª edição graças à devota participação da comunidade vila-realense e dos Grupos, alguns dos quais têm marcado a sua presença desde o primeiro encontro, em 1994.
Iniciativas como esta são um modo de celebrar não apenas as cantigas populares tão portuguesas e tão nossas, mas também proporcionar momentos de confraternização, pertença e proximidade entre o público que participou nesta tarde festiva e, especialmente, salvaguardar a memória etnográfica e identidade cultural do concelho e do povo.
Houve manifestações de coros, grupos de cantares, ranchos e tunas das diversas freguesias, e pretende-se passar este evento por muitas mais gerações. A estes Grupos se deve, de igual modo, a pesquisa, recolha e registo de um repertório popular que, de outra forma, se perderia.
O Município valoriza profundamente o trabalho concretizado pelas associações culturais, e o ávido entusiasmo sempre que se organiza um evento cultural ou artístico. “O associativismo é, de facto, fundamental para a preservação da nossa cultura, e o Município muito se regozija por ter no concelho tantas coletividades que têm desenvolvido um extraordinário trabalho em prol da “Res Publica”, permitindo que Vila Real se afirme na região e no país”, afirmou Mara Minhava, Vereadora da Cultura”.