O Município de Vila Real volta a animar as noites de São Pedro recuperando algumas tradições ligadas à Olaria de Bisalhães, nomeadamente através da reconstituição do jogo do panelo e da apresentação de uma peça de teatro, da autoria do Sr. Padre Minhava, intitulada “Um Turista no Marão”, que relata a história das vendedeiras de Barro Preto na antiga Estrada Nacional. À semelhança do ano passado, a autarquia convidou a Filandorra para fazer estes dois momentos culturais, procurando a interação com o público.
Intimamente ligada à olaria negra de Bisalhães, a Feira de São Pedro, também conhecida por Feira dos Pucarinhos, funciona como uma montra para os Oleiros e para a sua arte. O Largo da Capela Nova serve, uma vez mais, de palco para as peças executadas pelos Oleiros que, orgulhosamente, expõem o fruto do trabalho árduo desenvolvido durante meses, moldando e cozendo as peças através do método ancestral que lhe confere a cor negra e que mereceu o reconhecimento da UNESCO.
Este ano a Feira dos Pucarinhos contará também com a presença dos primeiros formandos do Curso de Formação Profissional na área da Olaria, promovido pelo IEFP, em parceria com a Junta de Freguesia de Mondrões e o Município. Decidida a não deixar desaparecer esta tradição secular, a autarquia tem procurado encontrar formas e parcerias para a sua preservação, através da valorização do passado e investindo na captação e formação de novos oleiros. “Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, o Plano de Salvaguarda do Barro Preto de Bisalhães está a correr bastante bem, visto que tem havido um grande envolvimento por parte dos Oleiros ao nível da divulgação desta arte ancestral e, em breve, teremos novos Oleiros para perpetuar este saber”, assim referiu a Vereadora da Cultura, Mara Minhava.
MUNICÍPIO DE VILA REAL MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DA FEIRA DOS PUCARINHOS
Notícias
Acessos: 1563