A Rede de Bibliotecas de Vila Real e a Câmara Municipal organizaram, nos dias 25 e 26 de outubro, o III Encontro da Rede de Bibliotecas de Vila Real, subordinado ao tema “Inteligência artificial: oportunidades e desafios – contributos das bibliotecas escolares”.
Ao longo de dois dias, o III Encontro da Rede de Bibliotecas de Vila Real proporcionou a todos os participantes um espaço privilegiado de partilha e reflexão sobre as oportunidades e desafios que a Inteligência Artificial representa para a Escola.
No dia 25, a ordem de trabalhos iniciou com a reflexão do professor Eusébio Machado, Entre a Tecnofilia e a Tecnofobia, a necessidade de pensar o lugar da tecnologia na escola. Paulo Lisboa, Psicólogo, refletiu sobre alguns dados das neurociências que nos alertam para a necessidade de equilibro entre livros e ecrãs. Da parte da tarde, o Engenheiro Informático Tiago Pinto partilhou com os presentes o olhar especialista de quem estuda e investiga estes temas, nomeadamente, de que falamos quando falamos de IA, quais os riscos e os benefícios. Por fim, e para terminar em grande, a Arte. Eliseu Silva, violinista, maestro e professor, provocou grandes emoções na plateia (tocou, brilhantemente, violino) e grandes reflexões: o que a IA cria é Arte? Afinal, o que é a Arte?
No dia 26, os formandos tiveram a oportunidade de se inscrever nos diferentes workshops e aprofundar o conhecimento de forma mais específica e menos generalista por entre as diversas temáticas atuais como: a utilização da IA no ensino e aprendizagem: que futuro?, por Sílvia Meireles e Maria João Nascimento; a Integração pedagógica de IA com um Chatbot educativo, com a Cátia Valéria; o ChatGPT no apoio ao ensino e aprendizagem, com a Olga Carvalho e o Alexandre Breda; o Storytelling com recurso a ferramentas digitais e IA, pela Margarida Seixas; o eTwinning e IA: abrindo caminhos para o futuro da educação, com a Sandra Pinto e, por fim, a Inteligência Artificial e os novos caminhos da educação, com o José Luís Pinto. Da parte da tarde, continuou-se com a IA na sala de aula, por Jorge Borges, e as Ferramentas de IA para professores, com Cláudia Meirinhos.
O III Encontro da Rede de Bibliotecas de Vila Real finalizou com a conferência de encerramento – A Inteligência Artificial e as Bibliotecas Escolares, apresentada, de forma extraordinária, por Carlos Pinheiro.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, reconhece o extraordinário trabalho que a RBVR tem realizado no sentido da afirmação das Bibliotecas como um dos motores centrais de aprendizagem nas Escolas, sendo o tema deste Encontro um bom exemplo disso.