INFRAESTRUTURAS DESPORTIVAS MANTÊM ELEVADA AFLUÊNCIA

INFRAESTRUTURAS DESPORTIVAS MANTÊM ELEVADA AFLUÊNCIA

No início da nova época desportiva o Município de Vila Real faz, como já é habitual, um balanço da época transata, nomeadamente no que respeita ao indicador de ocupação das infraestruturas desportivas.

Assim, na época desportiva 2023/2024 passaram pelas infraestruturas desportivas, que são propriedade ou estão sob gestão municipal 326087 pessoas, entre atletas, alunos, utentes e assistência. O Pavilhão dos Desportos e as Piscinas Municipais Cobertas voltaram a ser os equipamentos mais frequentados, registando uma taxa de ocupação de 98%.

A elevada taxa de ocupação do Pavilhão dos Desportos que registou no período em análise 108902 entradas, deve-se, em grande parte, ao movimento associativo do concelho, que ali encontra as melhores condições para o desenvolvimento da sua atividade, nomeadamente dos treinos e torneios, bem como aos grandes eventos desportivos.

No que respeita às Piscinas Municipais Cobertas, há que realçar o esforço do município em dotar aquele equipamento de melhores condições de usufruto e utilização, prova disso são as obras de beneficiação ali realizadas. Esta infraestrutura municipal tem conseguido, apesar da sua antiguidade, fidelizar muitos utentes tendo registado, só no último ano, um total de 76226 utilizadores. Tratando-se de uma infraestrutura desportiva a funcionar há já algumas décadas e considerando o aumento da população do concelho e consequente afluência de utilizadores, o Município de Vila Real, consciente da necessidade de garantir as melhores condições para todos os Vila-realenses que frequentam este espaço ao longo de todo o ano, seja para aprendizagem, treinos ou apenas para lazer, já iniciou a construção das novas Piscinas Municipais Cobertas.

No que se refere a espaços de treino e jogos para os clubes e associações desportivas concelhias em competição federada, “o Município de Vila Real tem vindo a fazer um enorme esforço financeiro na procura de soluções que deem resposta às necessidades de todos, prova disso são os protocolos de colaboração para a utilização dos espaços desportivos da UTAD e do Pavilhão do Centro Social e Paroquial de Mateus”, sublinhou Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal.

O Vice-Presidente lembrou ainda que “em 2013 a pressão sobre os espaços desportivos municipais era muito menor”, já que em modalidades de pavilhão existiam apenas 6 clubes com atividade federada e com uma ocupação de 48 blocos horários diários a ocupar o Pavilhão dos Desportos, Morgado Mateus, Jerónimo Amaral e o "velhinho" pavilhão municipal, salientando que “ao dia de hoje, estão em atividade regular e com prática federada em modalidades de pavilhão 17 clubes com uma totalidade de 71 escalões de formação desportiva, a ocupar 132 blocos de treino."

Em breve, o Município de Vila Real conta inaugurar o Pavilhão Fausto Carvalhais e avançar com a construção de novas infraestruturas desportivas e a requalificação de outras que, a médio prazo, irão dotar o parque desportivo vila-realense de uma oferta de excelência para a prática e desenvolvimento do desporto.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.