A obra do novo Parque de Estacionamento, junto ao seminário, decorre a bom ritmo e os trabalhos foram visitados pela executivo municipal. A empreitada, que se insere na Política de Mobilidade Urbana que a Câmara Municipal está a levar a efeito, representa um investimento de 3,5 milhões de euros e traduzir-se-á em 285 novos lugares de estacionamento, distribuídos por 5 pisos. A conclusão da obra está prevista para agosto de 2025.
O projeto, que reforçará de forma significativa a oferta na zona mais central da cidade, servirá para complementar o Parque da Avenida Carvalho Araújo, que apresenta uma taxa de ocupação substancial, mas será também um importante apoio para todos aqueles que pretendam visitar Vila Real ou, simplesmente, fazer as suas compras no Mercado Municipal.
De acordo com o vereador Adriano Sousa, a construção deste parque representa uma excelente oportunidade de colmatar alguns dos lugares de estacionamento retirados ao espaço público por força das obras do PEDU, aumentando a oferta e, ao mesmo tempo, promovendo a rotatividade entre os utilizadores, para que os lugares não sejam capturados por longos períodos.
O presidente da autarquia Rui Santos acrescentou que no edifício do Seminário nascerá, no futuro, uma unidade hoteleira. São portanto, duas ótimas notícias para a cidade de Vila Real e, mais concretamente, para o seu centro histórico.