ESCOLA CAMILO CASTELO BRANCO VAI TER CENTRO TECNOLÓGICO ESPECIALIZADO

ESCOLA CAMILO CASTELO BRANCO VAI TER CENTRO TECNOLÓGICO ESPECIALIZADO

No ano em que assinala o seu 175º aniversário, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco recebeu com grande entusiasmo a notícia da aprovação da candidatura apresentada à componente qualificações e competências do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê um investimento de 1 milhão e 100 mil euros para aquisição de equipamentos tecnológicos de última geração, com vista à implementação do Centro Tecnológico Especializado de Informática (CTE).

A notícia foi avançada pela diretora da Escola, Helena Correia, que manifestou a sua satisfação por ver esta candidatura aprovada destacando que este CTE, que irá beneficiar sobretudo os alunos que frequentam os cursos profissionais na área das ciências informáticas, poderá também ser rentabilizado para outros contextos pedagógicos. A diretora disse ainda que o objetivo será formar profissionais competentes e capazes de trabalhar com tecnologias de última geração, facilitando a sua integração no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Em termos práticos, serão intervencionadas nove salas destinadas à lecionação das componentes geral, específica e técnica do ensino profissional, estando prevista a criação de laboratórios tecnológicos de ponta, espaços multimédia e espaços maker.

Esta candidatura foi efetuada no âmbito da CIM Douro, que integra 19 municípios, a quem foi atribuída a possibilidade de ver instalados neste território seis CTE, quatro na rede pública e dois na rede privada, encontrando-se o Liceu de Vila Real entre as quatro escolas da rede pública contempladas.

Alexandre Favaios, vice-presidente e vereador do pelouro da educação e ensino, referiu que “esta atribuição deixa-nos a todos honrados pois é um investimento no território, na educação e na melhoria das condições dos nossos alunos ao nível do ensino profissional”, sublinhando que “o Centro Tecnológico Especializado é complementar às intervenções que se irão realizar neste espaço educativo”. O vice-presidente terminou a sua intervenção afirmando que “assim teremos uma escola de futuro e para o futuro que continuará, como orgulhosamente dizem, a ser Camilo”.

Depois do anúncio do investimento de 10 milhões de euros nas obras de requalificação do antigo Liceu, informação avançada pelo presidente Rui Santos, durante a apresentação do programa comemorativo dos 175 anos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, a aprovação desta candidatura é a cereja no topo do bolo num ano que ficará, certamente, marcado na longa história desta icónica escola vila-realense.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.