ELEVADORES URBANOS ABRIRAM AO PÚBLICO

ELEVADORES URBANOS ABRIRAM AO PÚBLICO

Os elevadores do Bairro dos Ferreiros e do Calvário, duas das obras mais emblemáticas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Vila Real, foram oficialmente abertos no dia 25 de setembro, tornando a cidade mais inclusiva e acessível para todas as pessoas.

Para o Vereador do Pelouro das Acessibilidades, Mobilidade e Transportes, Adriano Sousa, estas obras são estruturantes para a cidade, nomeadamente para os cidadãos mais vulneráveis, como os idosos e os cidadãos com mobilidade condicionada temporária ou permanente, que agora poderão percorrer muito mais rapidamente determinadas zonas da cidade cuja orografia é bastante acentuada.

“Desde a ponte Santa Margarida até ao Pioledo viemos rápida e confortavelmente. Ir ao mercado com um carrinho de compras tornou-se, a partir de hoje, muito mais fácil para um idoso que resida no Bairro dos Ferreiros”, afirmou o Vereador.

Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal, sublinhou que “esta é uma obra física que vai ao encontro da igualdade de oportunidades e da solidariedade”, dando a “todos os cidadãos a mesma oportunidade de circular na nossa cidade criando condições para que tal aconteça”. Rui Santos deixou ainda um pedido de desculpa pelo atraso da obra adiantando que “foram coisas que não dependeram da nossa vontade, mas costumo dizer que mais vale tarde que nunca, eles hoje estão a funcionar, estão ao serviço da nossa população e julgo que é algo que nos orgulhará”.

Esta intervenção, que no seu conjunto orçou em cerca de 872 mil euros, permite vencer, com mais comodidade, um desnível de cerca de 65 metros, desde a ponte de Santa Margarida até ao Pioledo, sendo por isso uma obra que vai, certamente, melhorar e facilitar a vida às pessoas, especialmente aos cidadãos mais vulneráveis.

A tudo isto acresce que o elevador do Bairro dos Ferreiros é panorâmico, proporcionando uma vista privilegiada para usufruir da paisagem envolvente, ao mesmo tempo que permite um acesso mais rápido e em melhores condições ao Parque Corgo, aos Passadiços e à Central do Biel, que abrirá ao público no dia 29 de setembro, pelo que será também uma mais-valia para o turismo.

Refira-se que as obras do elevador de Codessais avançam também a bom ritmo. Este meio mecânico que ligará o Parque de Campismo ao Parque Corgo, vencendo 26 metros de desnível, será igualmente panorâmico e permitirá uma maior fluidez e comodidade àquela zona da cidade servindo também o novo complexo de piscinas que está atualmente em construção.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.