Realizou-se, no dia 14 de novembro, no salão Nobre do Município de Vila Real, mais uma sessão de capacitação dirigida aos jovens. Esta atividade foi realizada em parceria com o Conselho Nacional da Juventude, que está a levar a cabo a auscultação dos jovens acerca da Carta Universal dos Direitos Humanos, que assinala este ano sete décadas desde a sua proclamação, a 10 de dezembro de 1948.
Nesta sessão de preparação os jovens foram desafiados a projetar os direitos que deveriam constar na Declaração quando ela fizer 100 anos, em 2048: "Que novas realidades, novas dificuldades e novas soluções deveriam estar incluídas numa Declaração escrita hoje para o futuro", foi a questão lançada.
Participaram neste encontro jovens das escolas Secundárias Camilo Castelo Branco, Escola Secundária S. Pedro, Escola Profissional Nervir, Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus e os jovens candidatos ao Programa Jovem Autarca, que debateram e defenderam a temática, manifestando a sua opinião acerca dos direitos implícitos na carta e o contexto em que ela foi assinada, os direitos nela consagrados, bem como a sua importância para a paz e a coesão social.
O CNJ, através dos seus facilitadores, promoveu e convidou todos os jovens envolvidos a participar no Encontro Nacional da Juventude, que terá lugar em Cascais, durante quatro dias, e que contará com dezenas de personalidades convidadas, centenas de jovens, infindáveis opiniões e muito convívio e animação. Este encontro será simultaneamente o evento de encerramento de Cascais 2018, Capital Europeia da Juventude.
DIÁLOGO ESTRUTURADO
Notícias
Acessos: 2788