O Município de Vila Real assinalou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com uma sessão onde os temas em destaque foram a saúde e o envelhecimento ativo. Com o apoio da UCC de Mateus e da Escola Superior de Enfermagem/UTAD, foram abordadas algumas problemáticas relacionadas com a saúde da mulher, nomeadamente, a menopausa mas também aspetos que a todas e todos dizem respeito, como é o caso do envelhecimento ativo.
Neste dia internacional, e dando continuidade a uma prática que o Município iniciou no ano passado, foi, ainda, prestada homenagem a uma mulher que dedicou grande parte da sua vida ao associativismo e que é um bom exemplo do envelhecimento ativo. Hermínia Coutinho, que celebrou no passado mês de fevereiro o seu 90º aniversário, é Presidente da Direção do Centro Cultural Desportivo e Recreativo “Mãos à Obra”, já lá vão 36 anos, o que equivalerá a dizer desde a sua fundação. Foi sempre uma mulher à frente do seu tempo, animadora cultural infatigável que desenvolveu e continua a levar a cabo um notável trabalho de promoção do património etnográfico e de animação cultural. Estes foram, apenas, alguns dos motivos que levaram a autarquia a homenagear Hermínia Coutinho, enquanto exemplo a seguir pelas gerações presente e futura.
A tarde foi, ainda, animada pelo Ginásio Vivafit que promoveu uma demonstração dos benefícios do desporto na mulher e pela atuação do Grupo de Cantares do Centro Cultural “Mãos à Obra”, que encerrou o programa.
DIA DA MULHER DEDICADO À SAÚDE E AO ENVELHECIMENTO ATIVO
Notícias
Acessos: 4361